Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1779
Título: Influência da expansão urbana na segurança pública: um estudo no município de Cacoal
Autor(es): Souza, Abdias Simão de
Palavras-chave: Cacoal - Rondônia
Segurança Pública
Criminalidade
Expansão urbana
Data do documento: 17-Jul-2017
Citação: SOUZA, Abdias Simão de. Influência da expansão urbana na segurança pública: um estudo no município de Cacoal. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Dentre as necessidades humanas, a segurança pública é considerada um fator essencial para o bem-estar social e econômico, juntamente com outros aspectos, que em virtude das mudanças populacionais se tornaram mais latentes e evidentes. Assim, essa pesquisa teve como objetivo identificar a influência da expansão urbana na segurança pública, no município de Cacoal/RO, no período de 2009 a 2016. É do tipo descritiva e exploratória, foi usado o método dedutivo e a abordagem quali-quantitativa. As técnicas de coleta de dados foram as pesquisas bibliográfica e documental, esta realizada nos arquivos do sistema de banco de dados digitais da 1ª Delegacia de Polícia Civil. Os resultados apontam que houve aumento da criminalidade, impactando a segurança pública, decorrente da expansão urbana no município, principalmente em relação aos crimes contra a vida e contra o patrimônio, com destaque para o furto e o roubo. E um dos principais produtos que mais inspiram os furtos são os aparelhos celulares, item esse de fácil acesso a qualquer cidadão e de rápida comercialização. Aconselha-se que os profissionais relacionados ao sistema de segurança pública busquem mecanismos para melhor exercer suas funções, e que implantem técnicas de conscientização mais explícitos com os recursos que lhe são oferecidos, permitindo mais conforto de vida social à população cacoalense; e que esta, em contrapartida, se mobilize para evitar exposições desnecessárias que facilitem o acesso do criminoso aos bens materiais de fácil furto, e se oponham às compras de produtos não fiscalizados ou que não possuam comprovações fiscais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª Dra. Ângela Correia de Castro Gomes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1779
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABDIAS SIMÃO DE SOUZA.pdf683,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador