Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1783
Título: Artefatos de contabilidade gerencial empregados na gestão de empresas estabelecidas nas microrregiões rondonienses de Cacoal e Ji-Paraná
Autores: Galvão, Valéria Batista
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Gestão
Estágios evolutivos
Data de publicação: 18-Jul-2017
Citação: GALVÃO, Valéria Batista. Artefatos de contabilidade gerencial empregados na gestão de empresas estabelecidas nas microrregiões rondonienses de Cacoal e Ji-Paraná. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: A contabilidade gerencial é uma ferramenta disponível às organizações para auxílio na gestão, gerando e analisando vários tipos de informações. Ela passou por um processo evolutivo no qual foi dividida em quatro estágios, cada um com ferramentas de gestão voltados ao objetivo principal da fase em questão. Esse estudo buscou identificar quais artefatos da contabilidade gerencial são mais utilizados nas empresas e qual o grau de importância atribuído a eles. A pesquisa teve como objetivo identificar os artefatos de contabilidade gerencial que preponderam na gestão de empresas das microrregiões rondonienses de Cacoal e Ji-Paraná. Quanto a metodologia, a pesquisa foi descritiva e exploratória, o método foi dedutivo, a abordagem qualitativa e quantitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e aplicação de formulário em 18 empresas localizadas nas microrregiões de Cacoal e Ji-Paraná. O resultado da pesquisa mostra que as organizações consideram os artefatos dos quatro estágios importantes, de modo geral, entretanto não os utilizam com tanta frequência, em média, sendo que os dois primeiros estágios são frequentes em relação ao terceiro e quarto estágio da contabilidade gerencial. Os artefatos que mais preponderam na administração das empresas são custeio padrão, orçamento, moeda constante e simulações, enquanto os considerados mais importantes são simulações, moeda constante, orçamento e custeio padrão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1783
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIA BATISTA GALVÃO.pdf600,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.