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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Feza, Elenice Cristina da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T21:43:49Z | - |
dc.date.available | 2017-08-29T21:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FEZA, Elenice Cristina da Rocha. A temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR: Um estudo de caso nos campus de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. 2016. 250 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1789 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação Strictu Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Câmpus de Porto Velho, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação, sob a Orientação do Professor Dr. Clarides Henrich de Barba. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de investigação desta pesquisa é a temática ambiental nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR nos Câmpus de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. O problema da pesquisa partiu da premissa de que embora as Diretrizes Curriculares recomendem a inserção da temática ambiental nos currículos, questiona-se como as Políticas Públicas da Educação Ambiental se apresentam no Ensino Superior. O objetivo foi investigar como tem sido desenvolvida a prática educativa na temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Analisar as Políticas Públicas de Educação Ambiental no Ensino Superior; Identificar as temáticas ambientais que são priorizadas no currículo dos cursos de Pedagogia e Caracterizar as práticas pedagógicas relativas à temática ambiental na concepção dos professores e alunos do Curso de pedagogia dos Câmpus da UNIR em Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como “estudo de caso”. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico; b) pesquisa documental para analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e os Projetos Políticos Pedagógicos; c) pesquisa empírica foi empregada na realização das entrevistas com os coordenadores dos cursos e, com os professores que trabalham com a temática ambiental e também por meio dos questionários respondidos pelos alunos finalistas. Esta investigação tem relação com a atividade profissional desempenhada por esta pesquisadora, que considera essencial que o tema se torne conteúdo obrigatório no Curso de Pedagogia, haja vista, as exigências legais para o trabalho com assuntos que se referem ao meio ambiental em todos os níveis de ensino. Como resultado desta investigação, constatou-se que apesar dos avanços obtidos na inserção da temática ambiental na Educação Superior, ainda existem dificuldades a serem vencidas. No caso dos câmpus investigados, pode-se afirmar que há indícios de um currículo ambientalizado, a médio e longo prazo. Os Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs dos três câmpus trazem em sua matriz curricular disciplinas específicas que abordam a temática, e outras que propiciam a discussão. Os professores trabalham atividades e projetos que incluem o assunto, desenvolvendo habilidades e competências para que os egressos possam dialogar com seus futuros alunos sobre as questões ambientais. Pode-se afirmar que as propostas sobre a temática ambiental encontradas no âmbito do PDI e PPPs dos cursos de Pedagogia da UNIR, são realizadas. Destaca-se, a necessidade de ampliar e reforçar os mecanismos de aplicabilidade do assunto, levando-o para o patamar do socioambientalismo, em que se inserem todas as esferas: social, política, econômica e cultural. Considera-se que as universidades brasileiras têm muito a realizar para atender as peculiaridades do contexto atual, por meio de estratégias que facilitem o desenvolvimento do trabalho docente no campo da temática ambiental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-08-29T20:25:57Z No. of bitstreams: 1 A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE.pdf: 4704988 bytes, checksum: ffb3269e3a85007e3a171fefdd8f91dd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-08-29T21:40:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE.pdf: 4704988 bytes, checksum: ffb3269e3a85007e3a171fefdd8f91dd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-29T21:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE.pdf: 4704988 bytes, checksum: ffb3269e3a85007e3a171fefdd8f91dd (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Temática Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Currículo Ambientalizado | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR: Um estudo de caso nos campus de Porto Velho, Guajará- Mirim e Ariquemes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE.pdf | Elenice Cristina da Rocha Feza | 4,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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