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Título: Fatores intervenientes para a Intenção Comportamental Pró-Inovação em micro e pequenas empresas de tecnologia da informação
Autores: Sousa, Mayana Vera
São Pedro Filho, Flávio de
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas
Tecnologia da Informação
Intenção Comportamental
Inovação
Fatores Intervenientes
Data de publicação: 2017
Citação: SOUSA, Mayana Vera. Fatores intervenientes para a Intenção Comportamental Pró-Inovação em micro e pequenas empresas de tecnologia da informação. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Administração. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: A importância das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no país está diretamente relacionada ao volume de distribuição de empregos e renda, bem como sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Para o setor de Tecnologia da Informação (TI), dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES, 2016) indicam que em 2015 houve um crescimento de 9,2% do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação a partir da movimentação de aproximadamente US$ 60 bilhões, o que representou 3,3% do PIB nacional somente para este setor, dos quais significante parcela provém de MPEs. Este volume de negócios implica em um mercado competitivo e inovador, que exige diferenciação em prol das oportunidades, o que implica na necessidade de construção de estratégias que contribuam para a inovação e que sejam inovadoras. A inovação é resultante do indivíduo colaborador da organização, razão pela qual é necessário prover elementos intervenientes para que o comportamento inovador seja favorecido, foco desse estudo. Desse modo, esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: Que fatores fundamentam a Intenção Comportamental Pró-Inovação em Micro e Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação? Busca-se responder a essa questão a partir o objetivo geral: Analisar as perspectivas da Intenção Comportamental Pró-Inovação em Micro e Pequenas Empresas de TI a fim de determinar os fatores que a fundamentam. Para tal, são objetivos específicos: levantar dimensionadores teóricos para construção de variáveis para verificação da Intenção Comportamental Pró-Inovação nas Micro e Pequenas Empresas de TI (1); determinar os fatores intervenientes para a Intenção Comportamental Pró-Inovação a partir das perspectivas dos indivíduos colaboradores de Micro e Pequenas Empresas de TI (2); e propor modelagem baseada em fatores conducentes à Intenção Comportamental Pró-Inovação em Micro e Pequenas Empresas de TI (3). Para que haja articulação entre o objeto de estudo e a pesquisa realizada, este trabalho se utiliza dos seguintes fundamentos teóricos: Teoria do Desenvolvimento Organizacional; a Teoria do Comportamento Planejado; e a Teoria da Contingência. Desenvolvido a partir de abordagem mista (quali-quantitativa) e classificado como explicativo e descritivo, e este trabalho foi fundamentado no método Estudo de Caso, sendo procedimento adotados: levantamento bibliográfico, definição dos participantes, coleta de dados, validação do instrumento, Análise Fatorial e cálculo do Ranking Médio para a exploração dos dados, com foco em interpretação para a redação dos resultados. Assim, foi possível estabelecer variáveis para a captura da percepção do indivíduo a partir do contexto teórico aplicado, tornando possível a identificação de 10 Fatores Intervenientes para a Intenção Comportamental Pró-Inovação em MPEs de TI, a saber: Ambiente de Trabalho; Criatividade; Desenvolvimento de Competências; Raciocínio Sistêmico; Liderança; Empowerment; Cultura Organizacional; Crenças Comportamentais e de Controle; Crenças Normativas; e Potencial de Inovação. Além disso, foi possível traçar uma inter-relação conducente ao resultado desejado, desenvolvendo um modelo aplicativo baseado nos fatores levantados. Esta relação pode servir de suporte que a gestores interessados em investimento nas áreas determinantes, porquanto propicia melhora na articulação entre estratégia, inovação para o mercado competitivo e colaboradores inovativos no cotidiano micro empresarial, refletindo em resultados positivos para a organização.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1790
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração / PVH. Dissertações

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