Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1791
Título: Dinâmica e consequências da distribuição da cobertura vegetal natural e dos corpos hídricos de Jaru/RO
Autores: Pagani, Caio Henrique Patrício
Maniesi, Vanderlei
Palavras-chave: Uso e ocupação do solo
Inundação
Rio Jaru.
Data de publicação: 2017
Citação: PAGANI, Caio Henrique Patrício. Dinâmica e consequências da distribuição da cobertura vegetal natural e dos corpos hídricos de Jaru/RO. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2017.
Resumo: O presente trabalho analisa as modificações e consequências da distribuição da cobertura vegetal natural e corpos hídricos na área urbana da cidade de Jaru/RO. Foram utilizadas imagens Landsat 2, 3, 5 e 8, além de imagem SRTM, com o emprego de técnicas de geoprocessamento e trabalhos de campo para gerar informações espaciais que possibilitou a delimitação de porções do terreno (mapeamento) de APPs, inundação histórica de 2016, bem como da predisposição ao fenômeno de inundação e alagamento relacionada às características naturais do terreno (altitude e declividade) e à antropização (uso e ocupação do solo). O modelo de colonização da época contribuiu para uma forte degradação ambiental com a redução da distribuição da cobertura de floresta natural em 80,39%, incluindo 60,76% das áreas de APPs e aumentando a distribuição dos corpos hídricos em 0,26%. Por outro lado, no período após 2012 verificou-se a regeneração natural da vegetação das APPs em 15,86% de suas áreas, pela vigência do Código Florestal Brasileiro. Essa degradação ambiental ocorreu em um contexto em que 22,05% do terreno da área de estudo exibe características ambientais de necessidades de planejamento no que diz respeito à realização de obras de drenagem eficientes (suscetibilidade à inundação e alagamento alta e muito alta), incluindo 19,22% atingida pela maior inundação histórica de 2016, com contribuições das superfícies pavimentadas e ocupações ilegais nas margens do rio Jaru e de seus afluentes.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, área de Concentração em Desenvolvimento Sustentável e Diagnóstico Ambiental, para obtenção do Título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente. Orientador: Prof. Dr. Vanderlei Maniesi
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1791
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Caio Pagani.pdfCaio Henrique Patrício Pagani5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.