Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1837
Título: Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
Autor(es): Silva, Ângela Aparecida de Souto
Palavras-chave: Diário de Bordo
Reflexão Crítica
Formação Continuada
Mídias na Educação
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Ângela Aparecida de Souto. Programa de Formação Continuada Mídias na Educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica da aprendizagem do professor-cursista. 2016. 132f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2016.
Resumo: A sociedade do século XXI, caracterizada pelos avanços da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, conferiu a necessidade de que os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento buscassem sua atualização, principalmente os professores, por estarem ligados à disseminação de conhecimento a partir de suas práticas pedagógicas. Nessa contextura, uma das iniciativas do Ministério da Educação, como indutor de políticas públicas, foi a criação do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação com vistas a promover a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública de ensino para o uso integrado das diferentes mídias no fazer pedagógico. Na Fundação Universidade Federal de Rondônia, o Programa foi desenvolvido através do Curso de Extensão Mídias na Educação que em seu Ciclo Básico oportunizou aos cursistas utilizar o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo com seus diferentes recursos de comunicação, dentre os quais o Diário de Bordo o qual auxiliou o professor na realização do processo reflexivo durante sua formação, por meio da escrita. Assim, esta pesquisa teve como fonte de estudo o Diário de Bordo e como questão problematizadora “Até que ponto o Diário de Bordo possibilita o desenvolvimento de uma reflexão crítica pelo professor-cursista do Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico, no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação?”. Inerente a esta questão, o objetivo geral da pesquisa foi analisar se o Diário de Bordo possibilitou o desenvolvimento de uma reflexão crítica pelo professor-cursista do Curso de Extensão Mídias na Educação, Ciclo Básico, no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, compreendendo a fase bibliográfica e empírica. Os dados registrados foram obtidos dos textos disponibilizados no Diário de Bordo e da matriz analítica do curso. Como sujeitos da pesquisa, 4 (quatro) professores-cursistas tiveram seus escritos analisados, correspondendo ao período de estudo o primeiro semestre de 2016, tendo como suporte o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo e lócus os Polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena. Os resultados encontrados acenaram que o Diário de Bordo, nesta pesquisa, configurou-se, por meio das escritas, em um recurso gerador de reflexão crítica para o professor-cursista no processo de sua formação. Com isso, concluiu-se que a escrita pode configurar-se como um dos recursos a ser utilizado na formação de professor recorrendo a diferentes tipos de registros, dentre eles o Diário de Bordo, exercendo um papel de mediador na formação e no desenvolvimento profissional do professor.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas para conclusão de curso e obtenção do título de Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1837
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_pronta.pdf_Ângela_Aparecida_de_Souto_Silva.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.