Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1853
Título: Modelagem matemática aplicada na pecuária leiteira no município de Ji-Paraná
Autor(es): Cabral, Ronaldo de Souza
Palavras-chave: Conceitos matemáticos
Pecuária Leiteira
Processo de aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: Cabral, Ronaldo de Souza. Modelagem matemática aplicada na pecuária leiteira no município de Ji-Paraná. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: A matemática é uma importante ciência que se faz presente em diversas atividades da vida do homem. Portanto é relevante que se tenha uma compreensão e conhecimento de onde ela é aplicada. O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da modelagem matemática no ensino fundamental para o aprendizado dos conceitos matemáticos tais como expressões numéricas, diagramas, representações geométricas, equações algébricas, cálculo de área entre outras possibilidades, especificamente no sistema da pecuária leiteira. Iniciou-se com a definição da modelagem matemática e seu contexto histórico, em seguida tem-se uma caracterização da pecuária leiteira com considerações referentes à sua origem, e finalmente temos como os dois juntos podem contribuir com um ensino mais atrativo, consequentemente facilitador de uma boa aprendizagem. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica da educação matemática, para obter-se o embasamento teórico, fazendo uma análise do uso de modelagem matemática no contexto escolar e uma revisão histórica desde o início do piqueteamento e a importância dessa atividade para termos como base no trabalho, em outro momento realizou-se uma pesquisa de campo com acompanhamento de um técnico da EMATER da região de Presidente Médici, para o conhecimento do trabalho de piqueteamento para vacas leiteiras, em seguida fez-se o levantamento das possíveis aplicações matemáticas sobre as atividades de piqueteamento e elaborada uma listagem de exercícios que será disponibilizada aos professores de matemática na Escola Família Agrícola Itapirema-EFA e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irineu Antônio Dresch, do município de Ji-Paraná – Rondônia, para trabalharem em suas aulas. A partir dos resultados alcançados neste estudo, pretende-se mostrar a possibilidade do educador, principalmente o de escolas rurais, em utilizar tais conceitos aplicados à pecuária leiteira em sala de aula. Utilizar como recurso elementos que os alunos conheçam como no caso dos elementos presentes na pecuária leiteira, pode resultar exatamente nisso: em um ensino atrativo que resulta em uma aprendizagem satisfatória.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à comissão julgadora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Matemática sob Orientação do Prof. Dr. Ariveltom Cosme da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1853
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- pronto para colocar no cd.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Ronaldo de Souza Cabral1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.