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dc.contributor.authorAntônio-Pereira, Marcos-
dc.date.accessioned2017-11-01T19:49:39Z-
dc.date.available2017-11-01T19:49:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAntônio-Pereira, Marcos.Percepção dos professores das escolas públicas de Presidente Médici e Dos Acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji- Paraná acerca da Discalculia. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1855-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Matemática, sob a orientação da professora Ms Irene Yoko Taguchi Sakuno.pt_BR
dc.description.abstractA discussão acerca da dificuldade que os alunos têm em relação ao aprendizado aritmético não é recente, pois está presente na realidade educacional desde longa data e isto pode ser verificado quando se observa que é uma disciplina que leva um grande número de alunos para a recuperação. Apesar da maioria dos alunos apresentarem esta dificuldade, deve-se considerar e fazer a diferença entre as crianças que não se simpatizam com os cálculos e por isso não gostam da matemática e aqueles que apresentam o transtorno da discalculia, que lhes dificultam sobremaneira a assimilação de atividades como efetuar as operações básicas aritméticas ou efetivar o reconhecimento dos números e sua sequência. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal a percepção dos professores das Escolas públicas de Presidente Médici e dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática da Unir campus de Ji-Paraná acerca da discalculia. Por base de investigação optamos pela pesquisa de campo de cunho qualitativo e essa teve como sujeito seis professores de Matemática com até vinte e noves anos no exercício da profissão de docente e nove acadêmicos que estão em conclusão do curso. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto com seis questões para os professores e cinco para os acadêmicos. A fundamentação teórica foi elaborada tendo como autores: Campos (2014), Cosenza (2011), Ciasca (2003), Fayol (2012) entre outros. Por fim, esperamos que o resultado desta pesquisa possa contribuir para alertar sobree a necessidade de se incluir no currículo um componente curricular especifico de inclusão social para tratar com abrangência o problema da discalculia.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T19:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Marcos Antônio Pereira.pdf: 1364420 bytes, checksum: b39c9d225b6c09a4d3abef5d472caf48 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectQualificação de professorespt_BR
dc.titlePercepção dos professores das escolas públicas de Presidente Médici e Dos Acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji- Paraná acerca da Discalculiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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