Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1857
Título: A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
Autor(es): Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes
Palavras-chave: Formação de professores
Educação Inclusiva
Educação Especial
Data do documento: 2017
Citação: Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes. A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar os aspectos legais que norteiam a educação inclusiva de pessoas com deficiência, bem como verificar como a temática educação para pessoas com deficiência está inserida no curso de Licenciatura em matemática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Ji-Paraná/RO. Metodologicamente, foi escolhida a abordagem qualitativa de pesquisa. Como atores envolvidos no estudo, pode-se contar com 10 acadêmicos em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática na UNIR, campus de Ji-Paraná/RO. Para a coleta de dados, optou-se por aplicar um questionário, para atingir o objetivo geral que buscou saber a opinião dos acadêmicos a respeito da formação inicial que têm recebido, em relação à temática educação inclusiva de pessoas com deficiência. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a educação especial está legalmente amparada em inúmeras leis infraconstitucionais, sendo que estas estabelecem claramente que as pessoas com deficiência têm o direito de frequentar as escolas e adquirir os conhecimentos como os outros alunos e que isto constitui dever do Estado que tem a obrigação de oferecer estas oportunidades e assim realizar a educação inclusiva na rede regular de ensino. Num segundo momento, este estudo permitiu concluir que, segundo os acadêmicos, a formação inicial não vem ocorrendo de forma abrangente conforme a realidade requer, e ao se depararem com alunos com deficiência no período de estágio, eles não se sentiram preparados para oferecer um ensino de qualidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da Profª. Ms. Irene Yoko Taguchi Sakuno.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1857
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final -Wandeilza.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Wandeilza Waulex Camargos Guedes Moreira1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.