Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1860
Título: Por que não gostar de Matemática? Vamos investigar?
Autor(es): Moraes, Francieli Bogorni Pena de
Palavras-chave: Didática da matemática
Método de ensino
Prática de ensino
Data do documento: 2017
Citação: Moraes, Francieli Bogorni Pena de. Por que não gostar de Matemática? Vamos investigar?. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: O presente trabalho investigou quais as opiniões dos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, sobre as atitudes dos mesmos em relação à matemática. A coleta de dados se deu na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, na cidade de Ji-Paraná, durante o mês de março/2017. Foram obtidas as informações dos alunos sobre seus olhares para a disciplina de matemática. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, como o uso de questionário e a observação sistemática. O objetivo foi mostrar como a matemática é vista pela maioria dos alunos do Ensino Médio e mostrar o porquê de uma quantidade significativa de alunos a enxergarem como uma vilã. A análise apontou alguns possíveis motivos que levaram os alunos a terem aversão à disciplina. Este estudo propôs algumas sugestões para amenizar a antipatia pela Matemática promovendo diminuir a distância entre a teoria e a prática, buscou mostrar a necessidade da matemática na vida cotidiana aproximando o aluno da matemática e visou melhorar a relação professor-aluno, já que os professores de matemática não são os mais preferidos pelos alunos. Muitas vezes as causas de desinteresse pela matemática ou a falta de compreensão da mesma é aludida à forma como os professores lecionam as aulas. Muitos alunos não gostam da matemática porque não entendem, logo, é preciso habilidades da parte do professor para relacionar a matemática a aspectos de uma prática social que faz uso da matemática como ferramenta de solução de seus problemas, de forma a favorecer a compreensão dos assuntos que envolvem a matemática. É claro que outra dimensão é o interesse e comprometimento por parte dos alunos que são sempre essenciais. Palavras chaves: Gostar de Matemática, Ensino Médio, Aluno.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus Universitário de Ji-Paraná-RO como pré-requisito para aprovação no Curso de Licenciatura em Matemática sob orientação do Professor Dr. Lenilson Sergio Candido.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1860
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FRANCIELI CD.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Francieli Bogorni1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.