Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1861
Título: Uma análise histórica a cerca do projeto Ji-Paranaense de ensino modular seriado PROJAMS (1997 - 2001)
Autor(es): Santos, Beatriz Rodrigues dos
Palavras-chave: História da Matemática
Projeto Social
Extensão Universitária
Data do documento: 2017
Citação: Santos, Beatriz Rodrigues dos. Uma análise histórica a cerca do projeto Ji-Paranaense de ensino modular seriado PROJAMS (1997 - 2001). 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve o intuito de desvelar uma História a Cerca do Projeto Ji-Paranaense do Ensino Modular Seriado – PROJAMS entre os anos de 1997 a 2001, como era o dia a dia escolar segundo a visão dos professores que atuavam no Projeto na época. Tal objetivo se justificou pela necessidade primordial de se desvelar elementos históricos do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática na região a fim de proporcionarmos alguns conhecimentos referentes a fatos vividos na disciplina escolar de Matemática. Por se tratar de uma pesquisa na História da Educação Matemática, utilizamos como suporte teórico e metodológico as ideias advindas dos autores Marc Bloch (2001) e Jacques Le Goff (2003), e as escritas de Phelippe Joutard (1998) em relação à História Oral. As fontes de pesquisa foram: testemunhos, decretos, diários de classe e apostilas. Estas fontes nos levaram a conhecer uma história em torno do ensino da disciplina de Matemática no município de Ji-Paraná, fatos como, os profissionais ligados a educação, as metodologias, os livros e as ementas. E ao realizarmos a análise das fontes concluímos que durante os cinco anos de existência do projeto em que pesquisamos, em nosso entendimento, o mesmo obteve sucesso em seu objetivo de formar os alunos das comunidades rurais a nível Fundamental.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à comissão julgadora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação do professor Me. Enoque da Silva Reis.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1861
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Beatriz.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Beatriz Rodrigues dos Santos1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.