Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Guilherme Alves de-
dc.date.accessioned2017-12-04T19:59:46Z-
dc.date.available2017-12-04T19:59:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1881-
dc.descriptionTrabalho de conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestrept_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como elemento central a Alfabetização Matemática. É uma contribuição para o Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa do qual é feita uma apresentação de seus objetivos, suas estratégias e sua metodologia, usando como fonte de informação a legislação vigente que institui, regulamenta e normatiza o programa. Após apresentarmos o pacto, fazemos uma abordagem do ponto de vista pedagógico dos cadernos de formação, explicitando os conceitos e estratégias propostos pelo material que é utilizado como bibliografia básica nos cursos de formação continuada de professores disponibilizados pelo programa. Fazemos também a apresentação de uma sequência didática que elaboramos com o objetivo de contribuir para as formações dos formadores, orientadores de estudo e alfabetizadores do pacto para todo Brasil. Depois de feitas as considerações do ponto de vista pedagógico, são disponibilizados no trabalho alguns dados sobre as seqüências didáticas, dados esses que representam o número de acessos recebidos e de downloads efetuados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-04T19:26:51Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Alves de Sousa - Uma sequência didática como contribuição para as formações de Pacto Nacional pela Alfabetizaçã~1.pdf: 1412917 bytes, checksum: 74253ec5de59dcc382266c16b6861822 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-04T19:58:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Guilherme Alves de Sousa - Uma sequência didática como contribuição para as formações de Pacto Nacional pela Alfabetizaçã~1.pdf: 1412917 bytes, checksum: 74253ec5de59dcc382266c16b6861822 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-04T19:59:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Guilherme Alves de Sousa - Uma sequência didática como contribuição para as formações de Pacto Nacional pela Alfabetizaçã~1.pdf: 1412917 bytes, checksum: 74253ec5de59dcc382266c16b6861822 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-04T19:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Alves de Sousa - Uma sequência didática como contribuição para as formações de Pacto Nacional pela Alfabetizaçã~1.pdf: 1412917 bytes, checksum: 74253ec5de59dcc382266c16b6861822 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectAlfabetização Matemáticapt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titleUma sequência didática como contribuição para as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.