Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1885
Título: Juros compostos, financiamentos e sistemas de amortização utilizando a planilha excel
Autor(es): Sousa, Aldo Brasil de
Palavras-chave: Juros compostos
Financiamento
Amortização
Excel
Data do documento: 2015
Citação: SOUSA, Aldo Brasil de. Juros compostos, financiamentos e sistemas de amortização utilizando a planilha excel. 2015. 90 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi mostrar como calcular as vaiáveis envolvidas nos juros compostos, financiamentos e sistemas de amortização, tanto em seu aspecto formal, por meio de fundamentação teórica, quanto mostrá-la em sua forma prática, utilizando a planilha eletrônica Excel. Neste trabalho utilizou-se pesquisa bibliográfica como metodologia para a construção de um referencial teórico, visando o exame do tema. Cabe ressaltar que não se pretendeu oferecer um estudo completo de matemática financeira com o uso do Excel, uma vez que essa abordagem será aplicada somente na resolução de exercícios e situações problemas mais comuns do cotidiano. Diante do foi exposto neste trabalho o leitor deverá responder as questões que envolvem escolhas financeiras, como a de comprar à vista ou a prazo. Qual a melhor opção? Calcular os componentes de um financiamento e construir tabelas de amortizações. Os conteúdos foram tratados de forma clara e objetiva na intenção de que não restassem dúvidas ao leitor sobre o tema. Visto que tais assuntos estão presentes nos currículos do ensino médio, técnico e superior, principalmente nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, dentre outros.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional – PROFMAT no polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática profissional.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1885
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MESTRADO (Juros Compostos) - Aldo Brasil - Unificado.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.