Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1905
Título: Características de Gestão e do Controle na Fundação Universidade Federal de Rondônia: uma análise de documentos oficiais
Autor(es): Silva, Ivanda Soares da
Palavras-chave: Administração Pública
Gestão Pública
Controle Interno
Universidade
Análise de Conteúdo
Data do documento: 2008
Citação: SILVA, Ivanda Soares. Características de Gestão e do Controle na Fundação Universidade Federal de Rondônia: uma análise de documentos oficiais. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 154p. Porto Velho, 2008.
Resumo: Identificar características de gestão e do controle interno federal que emergem de documentos oficiais na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e sua relação com paradigmas de administração e controle foi o desafio estabelecido neste trabalho, a partir das premissas lançadas pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado no Brasil de1995 e seus desdobramentos. Para alcançar esse objetivo fez-se uma abordagem geral sobre organização, e tomou-se como elemento desencadeador da mudança a pressão mundial para uma nova configuração dos Estados Nacionais e de seus modelos de administração pública, bem como todo o processo de abertura econômica no cenário internacional das décadas de 1980 e 1990. A visão de reforma de paises como Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos serviram de base para conhecimento dos modelos já utilizados em processos de mudanças mais recentes. Foi dada ênfase à evolução histórica dos paradigmas de administração pública no Brasil, da proclamação da República aos dias atuais, as tentativas de reformas administrativas e a evolução do controle interno na administração pública brasileira. A contextualização da universidade pública no cenário da educação brasileira permitiu conhecer o ambiente de aplicação da pesquisa. O universo objeto da pesquisa são os relatórios de gestão da Fundação Universidade Federal de Rondônia e de auditoria de gestão emitidos pela Controladoria Geral da União, todos relativos ao período de 1990 a 2005. Para aplicação da metodologia foi utilizado como ferramenta de suporte o software NVIVO8 para realizar a quantificação de palavras, a codificação e categorização de texto e consultas específicas permitidas pelo programa para identificar características de gestão e de controle interno e sua relação com os paradigmas burocrático e gerencial. A quantificação de palavras não foi suficiente para revelar vinculações efetivas com os paradigmas de administração pública ou de controle interno. Essa vinculação foi possível por meio das porções de texto codificadas na árvore de nós (tree nodes). A codificação de texto foi feita individualmente, por relatório e por exercício. O resultado, demonstrado em gráficos, permitiu concluir que, apesar do crescimento da freqüência de características gerenciais, ainda há forte presença de características burocráticas nos documentos oficiais pesquisados, sinalizando com o aparecimento de um novo paradigma de administração pública, que não é exclusivo de uma instituição pública de ensino superior.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1905
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Versão Final - Ivanda.pdf705,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.