Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1921
Título: Desempenho Organizacional da companhia de águas e esgotos de Rondônia - CAERD: contribuição da gestão compartilhada
Autor(es): Cavalcante, José Ribamar
Palavras-chave: Gestão Compartilhada
Desempenho Organizacional
CAERD
Data do documento: 2013
Citação: Cavalcante, J. R. Desempenho Organizacional da companhia de águas e esgotos de Rondônia - CAERD: contribuição da gestão compartilhada. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: A avaliação do desempenho organizacional nas Empresas tem sido tema de constantes pesquisas na área de Administração nos últimos anos, onde valiosos estudos e descobertas foram evidenciados por pesquisadores das Ciências Sociais aplicadas. Nessa pesquisa estão descritos os principais resultados do estudo que originou esta dissertação. Sendo o problema da pesquisa a pergunta: Qual a contribuição da Gestão Compartilhada para a melhoria do Desempenho Organizacional da CAERD? Para responder a referida pergunta evidenciou-se como objetivo geral Avaliar o desempenho organizacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD para conhecer a contribuição da Gestão Compartilhada no período de 2000 a 2010, a partir da Matriz Quantum de Desempenho de Hronec. A Matriz teórica empírica necessária para realização do estudo versa sobre, Gestão Compartilhada e Desempenho Organizacional. A pesquisa foi realizada na CAERD, empresa de economia mista. Sendo aplicado questionário junto aos 520 (quinhentos e vinte) colaboradores da Companhia, deste sendo aproveitados 200. Para tabulação e análise das questões abordadas no instrumento de pesquisa, foi utilizado o software SPSS (Statistical Package of Social Science). No questionário ainda constou 01 (uma) pergunta discursiva, sendo utilizado o software ATLAS.ti para análise da mesma. Por fim a análise dos índices financeiros com base nos balanços patrimoniais foram calculados e sistematizados a partir do software MS Excel 2007. O estudo em pauta se caracterizou como de métodos mistos. A partir da aplicação da Análise Fatorial, foi estabelecido novos parâmetros para a análise dos dados, sendo extraído da análise 5 grupos chamado Fatores, com a seguinte denominação: Fator 1 – Eficiência da Gestão. Fator 2 – Qualidades Pessoais; Fator 3 - Desenvolvimento organizacional, Fator 4 – Crescimento Profissional, Fator 5 – Contribuição da Gestão. Dentro das recomendações revelam que o estudo realizado poderá ser útil para que os próximos gestores da CAERD e o próprio Governo do Estado possam avaliar quais os rumos que podem ser dado a empresa, a partir da contribuição que a Gestão Compartilhada deu a organização e também para os cientistas do tema relacionado a Desempenho Organizacional possa avaliar com maior dedicação as performances das organizações a partir da Matriz de Hronec.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profa. Dra. Mariluce Paes de Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1921
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO RIBAMAR_ CAPA DURA REVISADO.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.