Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1925
Título: Balanço socioambiental na perspectiva dos stakeholders com foco na sustentabilidade
Autor(es): Braga, Iluska Lobo
Palavras-chave: Divulgação
Stakeholders
Responsabilidade Corporativa
Amazônia
Data do documento: 2015
Citação: BRAGA, I. L. Balanço socioambiental na perspectiva dos stakeholders com foco na sustentabilidade. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: As pessoas compreendem a necessidade de mudança das ações humanas e as organizações devem se adaptar a leis ambientais rígidas e ao nicho crescente de clientes detentores de consciência ambiental, situados em comunidade conectadas em redes sociais que avaliam on line a conduta empresarial. A questão nesta pesquisa foi investigar qual a visão dos atores sociais sobre a Gestão com Responsabilidade Social nas empresas, baseados nas informações evidenciadas no respectivo Balanço Socioambiental publicado tendo como objetivo levantar a funcionalidade do Balanço Socioambiental para os stakeholders de empresas tipo Sociedade Anônima (S.A) situadas em Porto Velho, Amazônia, Brasil. Os objetivos específicos são identificar os principais elementos de sustentabilidade divulgados nos Balanços Socioambiental das empresas S.A, capital aberto, situadas em Porto Velho; levantar as preferências informacionais do Balanço Socioambiental em face da percepção dos stakeholders consultados; analisar as prevalências por tipo de stakeholders com base nas informações clivadas na pesquisa. Para o preparo foi adotado a Teoria de Stakeholders referente à estratégia e sustentabilidade que se baseia na Teoria das Firmas envolvendo a relação empresarial com o ambiente externo e a Teoria da Divulgação que propõem elementos exógenos, endógenos e ad antes vinculados a divulgação de informação pelas empresas. Nesta pesquisa foi adotado o Método de Análise de Conteúdo; os procedimentos aplicados seguem por etapas de pré-análise (a); codificação (b) e tratamento dos resultados (c). Em linhas gerais essa é uma pesquisa qualitativa, natureza funcionalista, que utilizou o Método de Análise de Conteúdo de modo a compreender os Balanços Socioambientais das empresas situadas na cidade de Porto Velho e elencar os principais indicadores de sustentabilidade normatizados. Com esse dado efetivou uma pesquisa de campo junto aos Stakeholders para identificar suas preferencias informacionais e utilizando da técnica de triangulação estabelecer uma análise aprofundada das publicações efetivada pelas organizações do tipo Sociedade Anônima de capital aberto frente as preferencias informacionais dos stakeholders. Os resultados identificam que as empresas ainda não utilizam os Balanços socioambientais divulgados como uma oportunidade de shared value. Não é possível identificar os benefícios significativos da atuação dessas instituições nas dimensões do triple bottom line, assim como a confluência destas ações para uma perspectiva valiosa de seus negócios. Outrossim, percebe-se claramente que os elementos exógenos que norteiam a Teoria da Divulgação são buscados pelas organizações e são percebidos pelos stakeholders, neste sentido constata-se que a responsabilidade social corporativa ainda é um processo incipiente.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dra. Gleimiria Batista da Costa. Coorientador(a): Prof. Dra. Joliza Chagas Fernandes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1925
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Iluska Banca_final_5.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.