Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1931
Título: Estilo de liderança do “militar sertanista brasileiro” Cândido Mariano da Silva Rondon Porto Velho
Autor(es): Pedruzzi Junior, Aloir
Palavras-chave: Liderança
Estilos de Liderança
Atributos de Liderança
Rondon
Comissão de Linhas Telegráficas Estratégica de Mato Grosso ao Amazonas
Data do documento: 2015
Citação: PEDRUZZI JUNIOR, A. Estilo de liderança do “militar sertanista brasileiro”, cândido Mariano da Silva Rondon. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A liderança é um tema recorrente no mundo acadêmico, há muito tempo vem sendo uma temática importante de pesquisa. Alguns autores alegam, que desde a época de Platão, já havia estudos e preocupação em repassar a aprendizagem para os líderes políticos. Com a atual diversificação dos tipos de organizações e a complexidade das equipes a serem lideradas, se verifica que o tema não caiu em “démodé”, muito pelo contrário, se torna cada vez mais necessário o estudo dos diversos estilos de liderança, de modo que possamos assinalar estilo adequado para cada tipo de organização, situação ou equipe. Uma nova era vem surgindo. A linguagem emergente é da política e o discurso atual consiste em alianças, equipes, delegação de poderes e espaço para iniciativa além do respeito e valorização da figura humana. Sendo assim, torna-se obsoleta a equiparação entre habilidades de liderança e posição hierarquicamente ocupada, o líder de hoje deverá atuar com base no conhecimento das habilidades, no poder das relações interpessoais, cabendo, ainda, ao líder ser um facilitador do desenvolvimento do profissional, respeitando a diversidade da equipe a ser liderada. Partindo em busca de dirimir lacunas e contribuir para o arcabouço científico na temática da liderança, a presente pesquisa foi ao passado resgatar, em uma história de desafios e grandes adversidades, que foram superadas através da sabedoria e atributos de um grande líder, conhecimento para que possamos superar os desafios do presente e do futuro. Essa história se remete ao desafio encontrado por Cândido Mariano da Silva Rondon, quando em 1907, assume a chefia da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégica de Mato Grosso ao Amazonas – CLTEMTA e recebe do governo brasileiro a missão de interligar Mato Grosso ao Amazonas, o noroeste ao resto do Brasil. Comandando o 5º Batalhão de engenharia, saindo de Cuiabá - MT, inicia sua jornada pela Floresta Amazônica que tem seu destino final no povoado de Santo Antônio do Madeira, nas proximidades da atual cidade de Porto Velho - RO, descobrindo uma parte do Brasil ainda desconhecida. Fazendo um corte temporal e observando especificamente, o desafio que no ano de 2015 completou 100 anos, a presente pesquisa buscou no passado, no desafio enfrentado em liderar a Comissão de Linhas Telegráficas Estratégica de Mato Grosso ao Amazonas – CLTEMTA, em meio a então desconhecida Floresta Amazônica, identificar o estilo de liderança exercido pelo militar sertanista brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon, personalidade de grande importância para o Brasil, em especial para a Região Norte, assim, contribuindo com conhecimento para os líderes do presente e do futuro.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): : Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1931
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Aloir Pedruzzi Jr_PPGMAD_2013 (alteração banca) (1).pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.