Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1954
Título: Diagnóstico Estratégico com base na Matriz TOWS do Escritório Técnico da FIOCRUZ/RO
Autor(es): Stefanes, Robnei Roni
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Diagnóstico
Matriz TOWS
Cenários
Data do documento: 2016
Citação: STEFANES, Robnei Roni. Diagnóstico Estratégico com base na Matriz TOWS do Escritório Técnico da FIOCRUZ/RO. 2016. 61. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Fundação Universidade Federal de Rondinia, Porto Velho, 2016.
Resumo: As organizações, por natureza, possuem a competitividade como algo inato. Entende-se por competitividade a capacidade de conquistar e manter posições favoráveis num mercado mundial de grandes e imprevisíveis transformações. Para tanto, os cenários devem ser diagnosticados para que os resultados sirvam de subsídio que sustentem a definição dos melhores caminhos numa gestão estratégica. Foi realizado um estudo de caso na administração pública, especificamente no Escritório Técnico da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia - FIOCRUZ/RO, com foco na elaboração de planejamento estratégico consolidado para enfrentamento dos cenários mercadológicos. A organização tem uma demanda social de grandes proporções, pois tem como foco a pesquisa na área da saúde na região amazônica. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é elaborar o diagnóstico estratégico da FIOCRUZ/RO utilizando a metodologia da matriz TOWS, proposta por Heinz Weihrich. Para tanto se propõe em (1) levantar informações estratégicas sobre os ambientes interno e externo da FIOCRUZ/RO; (2) combinar as variáveis para estabelecer parâmetros decisórios; (3) analisar o atual cenário da fundação utilizando a metodologia TOWS; (4) compor o diagnóstico atual para a fundação; (5) propor procedimentos a serem adotados no futuro. A pesquisa é do tipo estudo de caso, tem finalidade aplicada devido a sua natureza prática, abordagem qualitativa, com objetivo descritivo; os procedimentos metodológicos contemplaram análise documental e entrevistas estruturadas. Os resultados demonstram que a FIOCRUZ/RO poderá enfrentar quatro cenários: (1) mini-mini, a ser evitado, pois há forte ameaça de perda de capital intelectual associada às fraquezas existentes; (2) mini-maxi, que parte da redução de debilidades por meio do aproveitamento das oportunidades, como apoio humano e financiamento externo, combatendo a falta de pessoal qualificado e infraestrutura deficiente; (3) maxi-mini, maximizando as forças para minimizar as ameaças, sendo possível alavancar o forte apoio institucional à pesquisa para combater os fatores negativos externos; e (4) maxi-maxi, o qual retrata o cenário em que todos desejam estar, é possível potencializar as varáveis internas e externas ao mesmo tempo Esta se trata de uma posição bastante favorável à fundação, uma vez que há forte correlação entre as forças e oportunidades investigadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão final apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP, do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial para a obtenção do título de mestre.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1954
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Diagnóstico Estratégico com base na Matriz TOWS.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.