Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956
Título: Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
Autor(es): Silva, Andréia Maciel da
Palavras-chave: Ensino de informática
Rede social
Facebook
Ambiente virtual de aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Andréia Maciel da. Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática”. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal com os alunos do 1º período do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. O objetivo geral do projeto foi atuar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso já referido, no ensino da disciplina de “Introdução à Informática”, procurando fornecer subsídios para desenvolver interações que privilegiem a aprendizagem por meio do Facebook. Como objetivos específicos, tinha-se: construir, com os alunos, um ambiente virtual de aprendizagem (um grupo fechado) no Facebook; exemplificar e colaborar com os diversos conteúdos de informática, com o grupo de estudantes, usando o espaço virtual criado no Facebook para possibilitar a aprendizagem de forma síncrona e assíncrona; realizar um estudo com autores que pesquisam redes sociais; e, analisar a participação dos alunos nas atividades propostas, no Facebook, sob uma visão de autonomia do processo de aprender a aprender; propor um curso de extensão para os professores de como trabalhar com o Facebook em sala de aula. Os aportes teóricos foram fundamentados, principalmente, nos seguintes autores: Recuero (2014) e Castells (1999), discutindo a respeito de redes sociais; Thiollent (2011), abordando a pesquisa-ação; Libâneo (2012) e Freire (1996), tratando a respeito de práticas pedagógicas. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada, a observação participante, o diário de campo e a pesquisa documental. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o Facebook é um espaço propício para trabalhar diversos conteúdos de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.
Descrição: Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Andréia Maciel da Silva.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.