Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1966
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quintela, Ariádne Joseane Félix | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:10:08Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:10:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1966 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade atual tem se caracterizado por mudanças cada vez mais aceleradas e pelo crescente desenvolvimento em diversos setores, como: econômico, político, social, cultural e tecnológico. A instituição escola como parcela dessa sociedade também atravessa as suas próprias mutações, incluindo a formação de professores e os meios ou recursos que são utilizados no processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, as novas tecnologias da informação e da comunicação têm adentrado as salas de aula como uma proposta para a inovação do ensino, mas também como forma de confrontar uma prática aparentemente estática, que se serve de quadro, pincel e apagador, embora o processo que ocorre em sala de aula é visceral e, portanto, dinâmico. Desse modo, reconhecer como essas tecnologias estão sendo cooptadas na formação de professores é o escopo desta pesquisa, que tem como objeto o Programa Mídias na Educação. O objetivo do estudo foi analisar como os professores são formados para a autoria em mídias na educação básica, apontando os seguintes desdobramentos: (i) Quais saberes são adquiridos pelos professores, a partir desse Programa, que contribuem para essa autoria? (ii) Quais mudanças são percebidas pelos professores em seu trabalho com essa formação? Nesse sentido, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou dois questionários para professores cursistas e um questionário para professores especialistas, obtendo resultados expressivos a partir da análise de conteúdo e da triangulação de dados dos instrumentos coletados, identificando saberes e percepções sobre as mudanças no trabalho docente com mídias, decorrentes dessa formação. Para os professores cursistas, os saberes sobre ferramentas de autoria e coautoria e os saberes específicos das mídias foram os mais relevantes. Já nas respostas dos professores especialistas, os saberes de maior destaque foram apenas os específicos das mídias. Quanto à percepção dos pesquisados em relação às mudanças no trabalho docente, a inovação e o dinamismo foram aspectos associados ao uso das mídias em sala de aula, ao passo que as condições materiais e a precarização apontaram para um descompasso, resultando em substratos que apontam para uma mudança de paradigma a ser considerada, repensada e refletida, pois, não se trata somente de introduzir novos elementos ao trabalho e à profissão docente, ou de acompanhar as mudanças estabelecidas pelo tempo presente, mas sim, de buscar parâmetros que conformem essa complexidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:02:49Z No. of bitstreams: 1 2416_ariadne_dissertacao_final_24.09.2013.pdf: 3443856 bytes, checksum: f107329727266a09c677f5b8b5f6dfb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:09:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2416_ariadne_dissertacao_final_24.09.2013.pdf: 3443856 bytes, checksum: f107329727266a09c677f5b8b5f6dfb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:09:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2416_ariadne_dissertacao_final_24.09.2013.pdf: 3443856 bytes, checksum: f107329727266a09c677f5b8b5f6dfb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-18T13:10:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2416_ariadne_dissertacao_final_24.09.2013.pdf: 3443856 bytes, checksum: f107329727266a09c677f5b8b5f6dfb9 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.subject | Mídias na educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Vale do Rio Madeira | pt_BR |
dc.title | Mídias na educação: práticas formativas e trabalho docente - Vale do Rio Madeira (2009 - 2012) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2416_ariadne_dissertacao_final_24.09.2013.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.