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dc.contributor.authorFrutuoso, Claudinei-
dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos Maciel-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:31:09Z-
dc.date.available2017-12-18T13:31:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1970-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Acadêmico em Educação apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractA educação integral desenvolvida no Brasil oscila entre a euforia e o descontentamento, com modelos pensados e realizados em diversas regiões, no entanto, os investimentos não são suficientes para alavancar uma proposta eficiente e duradoura para o país. A descontinuidade, má gestão dos recursos, falta de pessoal qualificado se apresentam como problemas a serem superados. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o percurso e quais os impactos das políticas de educação integral no Município de Ariquemes no período entre 2005 e 2013. Para alcançar tal intento, buscou-se conhecer as propostas mais significativas já experimentadas no Brasil, em termos de educação integral: a Escola-Parque de Teixeira (1959, 1962, 1967); os CIEPs, de Ribeiro (1984, 1986) e os CEUS, descritos por Gadotti (2000), Grosbaum e Carvalho (2009), e Cangussú (2010), para então, analisar as experiências pedagógicas de Ariquemes: o Projeto Burareiro de Educação Integral, de Maciel (2005, 2007a, 2007b), que implantou a educação integral politécnica, embasada na pedagogia histórico-crítica de Saviani, o Projeto Burareiro Escola de Tempo Integral, proposto pela SEMED (2007) e o Programa Mais Educação, implantado pela SEMED, por proposta do governo federal (BRASIL, 2009). Assim, utilizando-se da técnica bibliográfica e documental, e de entrevista semiestruturada para coletar dados, chegou-se aos seguintes resultados: a) O Projeto Burareiro Escola de Tempo Integral rompe totalmente, em 2007, com a orientação teórica e a organização do trabalho do Projeto Burareiro de Educação Integral; b) Em 2007, o Projeto Burareiro Escola de Tempo Integral se expande para outras três escolas, mas enfrenta vários problemas de estrutura, funcionamento e financiamento; c) A partir de 2009, o Programa Mais Educação é integrado ao Projeto Burareiro para resolver o problema do financiamento; d) Mesmo integrando Projeto Burareiro e Mais Educação, o alcance social, a organização do trabalho, o currículo integrado e o desempenho escolar estão aquém dos resultados obtidos pelo Projeto Burareiro de Educação Integral. Com base no resultado desse percurso, chega-se a conclusão de que uma proposta pedagógica que não esteja dentro dos marcos da orientação oficial dificilmente será implementada, com sucesso, no âmbito da rede oficial de ensino; mesmo as propostas oficiais, intencionalmente ou não, padecem de todo tipo de dificuldade: rotatividade de pessoal, descontinuidade, investimento reduzido em pessoal e equipamentos, falta de investimento em estrutura física, baixo investimento em formação profissional em gestão; finalmente, a experiência pedagógica do Projeto Burareiro de Educação Integral demonstrou que é possível aplicar uma teoria à prática e dela extrair resultados significativos.pt_BR
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dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação de tempo integralpt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectProjeto Burareiropt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.titleAs políticas de educação integral em Ariquemes-Rondônia: uma análise do projeto burareiro de educação integral e do programa mais educaçãopt_BR
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