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dc.contributor.authorBertozzi, Andrea Priscila-
dc.contributor.authorFrança, ª Rosângela de Fátima Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:51:24Z-
dc.date.available2017-12-18T13:51:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1975-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu da Fundação Universidade Federal de Rondônia, requisito parcial avaliativo para obtenção do título de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo verificar os conhecimentos construídos pelos docentes que atuam nos anos iniciais, de uma escola estadual do município de Vilhena, sobre os aspectos teórico-metodológicos referentes aos projetos de trabalho. Essa metodologia vem sendo difundida como política nacional de educação no Brasil através dos Parâmetros Curriculares Nacionais e cursos de formação continuada como o Profa, o Proinfo Integrado entre outros. Esse estudo foi desenvolvido no decorrer do ano de 2012 e ocorreu em dois momentos: levantamento bibliográfico para estudar as bases teóricas que sustentam a pedagogia de projetos e o estudo empírico realizado em uma escola de ensino fundamental, tendo como sujeitos nove professores que atuam nos anos iniciais. Os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados foram um questionário para traçar o perfil dos sujeitos participantes da pesquisa e entrevista de grupo focal. Os resultados da revisão bibliográfica revelam que a pedagogia de projetos consolidouse nos anos 20 através das ideias do filósofo John Dewey, e, posteriormente com o trabalho W. H. Kilpatrick. Atualmente tem sido redefinida por autores contemporâneos como Hernandez e Ventura que ressaltam a importância de compreender a visão educativa à qual se vincula os Projetos de trabalho. Os resultados do estudo empírico mostram que os docentes da escola investigada, em sua maioria, tiveram o primeiro contato com o trabalho por projetos na formação inicial e alegam ter dificuldade para elaborar e desenvolver projetos. Contudo, suas falas demonstram compreenderem características fundamentais concernentes a esta prática, tais como a significatividade, a interdisciplinaridade e o saber globalizado. Na escola onde a pesquisa foi realizada, esses docentes estão em constante contato com Projetos, no entanto os dados coletados no estudo empírico revelam que os projetos desenvolvidos fazem parte do Programa da escola ou do processo de avaliação dos cursos de formação continuada de que participaram sobre a temática. Face à realidade apreendida, os docentes investigados ainda não estão seguros quanto à conceituação dos projetos de trabalho, à concepção de educação a que estão vinculados e a algumas peculiaridades quanto aos aspectos metodológicos. Tudo isso denota que os cursos de formação continuada oferecidos aos docentes participantes da pesquisa não contribuíram significativamente para a apropriação dos conhecimentos teórico-metodológicos referentes aos Projetos de Trabalho, possivelmente devido às questões metodológicas e ao fato de não se tratarem de cursos específicos sobre a temáticapt_BR
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dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProjetos de trabalhopt_BR
dc.titleA formação continuada e os projetos de trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na cidade de Vilhena/ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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