Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Sara Passos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T15:16:35Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T15:16:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1988 | - |
dc.description | Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa investigamos os atuais paradigmas da formação docente e a proposta de formação do PIBID de Química da UNIR. O objetivo central deste estudo buscou investigar em quais aspectos o PIBID contribuiu para a formação inicial dos ex-bolsistas de iniciação à docência do período de 2009 a 2013. O estudo tem uma abordagem qualitativa/exploratória e utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, entrevistas e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram oito egressas do curso de Química e expibidianas; dois coordenadores de área e; duas supervisoras do PIBID/Química da UNIR. Ao analisarmos os dados coletados, identificamos uma proposta de formação pautada no paradigma da prática-reflexiva diferentemente do modelo apresentado pelo currículo do curso de Química. Assim, o programa é um norteador para o desenraizamento da racionalidade técnica presente no curso de Licenciatura em Química da UNIR. Os principais resultados encontrados foram: maior articulação entre a teoria e prática; mobilização dos saberes da experiência aos licenciandos por meio do contato com a realidade escolar e com os coordenadores e supervisores; o ensino da Química pauta-se em fundamentos atuais, nos quais são priorizados uma função social dos conteúdos relacionando a disciplina com o contexto social e com uma aprendizagem significativa para a formação do cidadão; desenvolvimento de trabalhos em equipe e; metodologia baseada em ensino prático reflexivo. Embora haja alguns limitantes no programa, como: 1) não haver um prazo para a continuidade do programa, ou seja, pode ser encerrado a qualquer momento e; 2) não dar acesso a todos os estudantes de licenciatura, os aspectos positivos promovidos pelo programa em um curto espaço de tempo são singulares para a (re)construção da carreira docente e do ensino de Química. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T15:12:14Z No. of bitstreams: 1 4531_dissertacao_versao_oficial_site_sara_passos.pdf: 2074425 bytes, checksum: 2879855dd980e28a9e36ab2c650ef3c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T15:15:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 4531_dissertacao_versao_oficial_site_sara_passos.pdf: 2074425 bytes, checksum: 2879855dd980e28a9e36ab2c650ef3c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T15:16:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 4531_dissertacao_versao_oficial_site_sara_passos.pdf: 2074425 bytes, checksum: 2879855dd980e28a9e36ab2c650ef3c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-18T15:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4531_dissertacao_versao_oficial_site_sara_passos.pdf: 2074425 bytes, checksum: 2879855dd980e28a9e36ab2c650ef3c9 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Paradigma da prática-reflexiva | pt_BR |
dc.subject | PIBID - Química | pt_BR |
dc.title | Os paradigmas atuais da formação docente: olhares sobre o PIBID | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4531_dissertacao_versao_oficial_site_sara_passos.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.