Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2007
Título: Os sintomas e hematomas do amor: relatos de mulheres sobre a violência doméstica
Autor(es): Santos, Maria Liliane Gomes dos
Palavras-chave: Psicanálise
Feminilidade
Violência Doméstica
Amor
Data do documento: 2013
Citação: SANTOS, M. L. G. dos. Os sintomas e hematomas do amor: relatos de mulheres sobre a violência doméstica. 2013. 157f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de mulheres com histórico de violência doméstica, tendo como alicerce para leitura desse fenômeno os conceitos psicanalíticos de desamparo, narcisismo e ideal do Eu, permitindo o estabelecimento da interface amor e violência. O referencial psicanalítico é utilizado como aporte teórico- metodológico da pesquisa, cuja proposta pressupõe o estabelecimento de um diálogo produtivo com a clínica, no desígnio de tentar compreender a violência conjugal pela ótica do feminino. O método psicanalítico possibilitou identificar os componentes subjetivos presentes na vida amorosa de cinco mulheres submersas em relações abusivas, cujas falas foram obtidas por meio da escuta analítica em uma instituição pública de referência no enfrentamento a esse tipo de violência. Destacam-se os conflitos edípicos e a busca por suporte emocional na relação com o cônjuge como forma de enfrentar a experiência de desamparo. Prevalece a busca pela realização amorosa em um casamento institucionalizado, mesmo quando tal condição é referida a partir de muitas queixas a respeito de sofrimentos decorrentes do comportamento do cônjuge. As esperanças de felicidade depositadas no matrimônio encontram correspondência no desejo narcísico de serem amadas e reconhecidas pelo parceiro. Quando não há satisfação na relação conjugal, sobressai o amor ao ideal firmado sobre o casamento como valor que direciona o feminino, afetando seus desejos e suas escolhas. Nesses casos, a manutenção desse ideal como retorno narcísico colabora para perpetuação dos vínculos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profº Dr. José Juliano Cedaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
37. Maria Liliane Gomes dos Santos.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.