Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2013
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Avacir Gomes dos | - |
dc.contributor.author | Caldas, Alberto Lins | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T12:55:31Z | - |
dc.date.available | 2017-12-20T12:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2013 | - |
dc.description | Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a funcionalidade dos sentidos do discurso pedagógico, vivenciados no espaço escolar por meio das práticas cotidianas. O estudo foi desenvolvido por meio de textos produzidos por professores da rede municipal de ensino de Porto Velho e textos selecionados dos livros didáticos da educação básica adotados pelas escolas deste município.A escrita docente e a escrita do livro didático representam, a priori, gêneros diferentes. No entanto, o entrecruzamento dessas produções expressa que esses discursos constituem desdobramentos da formação pedagógica. Geografia e história enquanto disciplinas escolares são desdobramentos da ciência. São criações discursivas fomatadoras de “realidades”, sustentadas no espaço escolar pelo discurso pedagógico. Este não é homogêneo, mas se constituí de brechas, apagamentos, lacunas, fissuras, pontos de fricções e multiplicidades de sentidos. Frente à maquinaria de produção do discurso pedagógico, o professor é capaz de expressar criatividade e inventividade por meio de táticas e bricolagens vivenciadas no cotidiano escolar, espaço não da unicidade, mas das multiplicidades, dialogismos, polifonias, de silêncios e vozes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T12:52:51Z No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T12:54:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T12:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-20T12:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5) Previous issue date: 2007 | en |
dc.subject | Discurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.title | Cartografia dos sentidos e seus agenciamentos geográficos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3223_avacir_gomes.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.