Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2016
Título: Espacialidade e subjetividades femininas: altas habilidades/superdotação no Naahs/s em Porto Velho-RO
Autor(es): Machado, Sônia Maria Teixeira
Palavras-chave: Espacialidade
Subjetividade
Mulheres com altas habilidades - superdotação
Data do documento: 2016
Resumo: Esta investigação aporta-se nas ciências geográficas e busca a qualificação de novos conhecimentos científicos. Propõe como objetivo analisar as subjetividades das mulheres com altas habilidades/superdotação no Núcleo de Atendimento às Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), em Porto Velho-Rondônia e sua relação com a construção do espaço social. Como método, adotou-se a abordagem fenomenológica e consequente pesquisa qualitativa, de natureza participativa, marcada com a presença de três mulheres com altas habilidades/superdotação ligadas ao referido núcleo. A base conceitual filosófica parte do princípio desenvolvido por Ernest Cassirer que permite uma aproximação, auxilia na compreensão dos modos de vida. Os resultados mostraram que a construção da identidade como PAH/SD, entre muitos fatores, está diretamente vinculada à significação e representação das AH/SD que o sujeito assume e, com a influência dos elementos simbólicos como os mitos crenças e suas representações, vistos ainda em nossos dias. O estudo também apresenta as características próprias das PAH/SD que, permanecendo na vida adulta, constatase um diferencial nas formas de relação com o espaço e cultura postos pelo olhar de quem é portador de uma percepção e sensibilidade, constatadas através de testes e pesquisas, como acima da normalidade. Verificou-se, ainda, que as subjetividades não são somente elementos enriquecedores na análise geográfica, mas elementos decisivos para análise e compreensão da espacialidade e da geografia cultural. Entre outros fatores, as subjetividades para os PAH/SD são decisivas na tomada de decisão e posse de sua identidade; existência ou inexistência de um grupo potencialmente gerador de novas descobertas. As recomendações propõem que os dados gerados neste estudo venham a ser vistos como base para gerar novas metodologias de atendimento aos portadores de altas habilidades/superdotação utilizadas nos NAAH/S.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESPACIALIDADE E SUBJETIVIDADES FEMININAS_ALTAS HABILIDADESSUPERDOTACAO NO NAAHSS EM PORTO VELHO-RO_Sonia Maria.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.