Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2025
Título: Há homens que têm patroa. Há homens que têm mulher. E há mulheres que escolhem o que querem ser: perspectiva de gênero na geografia
Autor(es): Pellucio, Gabrielle
Palavras-chave: Livros Didáticos
Geografia
Gênero
Data do documento: 2010
Resumo: A pesquisa analisa a coleção de livros didáticos dos anos iniciais de Geografia, “Novo Eu Gosto”, utilizada por escolas municipais de Porto Velho no ano de 2007. O enfoque das análises é nas representações de gênero, a fim de verificar se as relações entre os sexos estão sendo transmitidas nos enunciados e imagens de forma discriminatória, distorcendo a realidade social e fazendo com que alunos e alunas, futuros cidadãos e cidadãs ajam com parcialidade e criem estereótipos definindo pessoas pelo seu sexo. A ciência geográfica estuda as transformações espaciais e sociais também por meio da cultura, por isso a opção pela geografia cultural enquanto sustentadora da temática gênero, já que gênero são construções sociais e culturais em torno do homem e da mulher. A pesquisa sugeriu a abordagem qualitativa que recomenda a descrição de dados. As informações foram coletadas por meio da análise documental (enunciados e imagens). Para apreciação utilizou-se categorias de análises, já que os documentos analisados foram organizados em grupos temáticos: família; profissão; orientação; poderes e outras atividades. O resultado encontrado foi de que os livros didáticos não refletem a sociedade, mas distorcem-na, pois a realidade atual já se modificou em diversos aspectos e o instrumental selecionado continua perpetuando modelos tradicionais e sexistas que direcionam homens à produção, ao espaço público, ao mercado de trabalho e mulheres à reprodução, à educação e ao cuidado com crianças.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.