Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2034
Título: A representação do lugar: um estudo sobre juventude ribeirinha da comunidade de Nazaré-RO
Autor(es): Menezes, Elisangela Ferreira
Palavras-chave: Juventude
Gênero
Gerações
Lugar
Cultura ribeirinha
Data do documento: 2014
Citação: MENEZES, Elisangela Ferreira. A representação do lugar: um estudo sobre juventude ribeirinha da comunidade de Nazaré-RO. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: A dissertação refere-se a um estudo embasado na ciência geográfica, com o intuído de identificar a representação do Lugar na ótica da juventude ribeirinha da Comunidade de Nazaré. Essa comunidade localizada há 150 km da Capital de Porto Velho, corresponde a uma comunidade considerada Tradicional, assim carrega uma gama de diferenciações no tempo e no espaço. Os objetivos da pesquisa estão alicerçados em identificar as relações entre as representações masculinas e femininas nos contexto das relações de gênero. Analisar a dinâmica espacial que estabelecem mudanças e/ou permanências para fase juvenil. E por fim: Refletir sobre as relações dos jovens ribeirinhos com “mundo moderno” mesmo estando em um contexto rural. Para esse fim, adotamos como método, a abordagem fenomenológica, com metodologia qualitativa aliada a observação participante, optamos pelo uso dos mapas mentais, entrevistas e o questionário aberto para obter informações sobre os jovens com idade entre 15 à 29 anos, e uma entrevista com um integrante do grupo musical e cultural “Minhas Raízes”. Os resultados obtidos nos permitiram perceber que há várias formas de externar o sentido e a representação do Lugar, tantos nos mapas, como nos relatos dos jovens. Percebemos também os elementos que revelam mudanças nas práticas sociais dos jovens, suas relações cada vez mais próximas com os elementos urbanos, a saída dos jovens para morar na cidade, e os problemas com álcool e drogas vividos dentro da comunidade. Contudo, apesar disso, observamos o apreço e o sentimento de pertencimento de todos pela Comunidade de Nazaré, além da afirmação da identidade ribeirinha expressada nos relatos, refletem que os jovens assumem cada vez mais uma posição ativa diante da realidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Linha de pesquisa: Populações Amazônicas e Cidadania, sob a orientação da Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2034
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4350_elisangela_ferreira_turma_2013.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.