Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSilva, Josinéia Gomes da-
dc.date.accessioned2017-12-28T18:54:01Z-
dc.date.available2017-12-28T18:54:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, J. G. Artes visuais sob orientação pedagógica com crianças de cinco anos. 2017, 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2040-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar a artes visuais no processo na educação da criança, a fim de promover uma reflexão sobre a forma como a Artes Visuais é vista e aplicada aos conteúdos. Podemos observar que o uso de imagem no nosso cotidiano pode ser muito importante para instigar diversos conhecimentos. Para tanto, o suporte teórico utilizado foram: Fernandes (2010), Azevedo (2007), Coleto (2010), Barbosa (1991; 2010; 2012), Foucault (2004) dentre outros. O ponto de partida da metodologia esteve pautado na pesquisa qualitativa arqueogenealógica que em suas etapas contemplaram leituras, fichamentos e compreensão teórica. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do município de Ariquemes. A coleta de dados se deu pela observação em sala, uma aula com as crianças e entrevista com a professora. Desta forma tentando obter maior conhecimento sobre a visão do professor quanto ao uso das Artes Visuais com seus alunos, e quanto à Artes Visuais tem o poder de transformar e desenvolver habilidades na vida dos indivíduos. Busquei entender como os professores trabalham no cotidiano escolar com as Artes Visuais e me deparei com profissionais da educação com pouca ou nenhuma formação para se trabalhar com Artes, mas estão de maneira bem rudimentar tentand o passar a cultura artística, com o uso de desenvolvimento e habilidades de expressão. Os resultados obtidos através da pesquisa mostram que ainda faltam melhores condições de aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das Artes Visuais nas escolas públicas, devido à falta de formação especifica para se trabalhar com artes de forma dinamizadora e de real significado na aprendizagem e vida de seus alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T15:32:22Z No. of bitstreams: 1 SILVA, J. G..pdf: 947679 bytes, checksum: c13c22bf042bbdbeed70f85b14afa24d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T18:52:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA, J. G..pdf: 947679 bytes, checksum: c13c22bf042bbdbeed70f85b14afa24d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-28T18:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, J. G..pdf: 947679 bytes, checksum: c13c22bf042bbdbeed70f85b14afa24d (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArqueogenealogiapt_BR
dc.titleArtes visuais sob orientação pedagógica com crianças de cinco anospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, J. G..pdfArtigo principal925,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.