Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2040
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Silva, Josinéia Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-28T18:54:01Z | - |
dc.date.available | 2017-12-28T18:54:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Silva, J. G. Artes visuais sob orientação pedagógica com crianças de cinco anos. 2017, 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2040 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a artes visuais no processo na educação da criança, a fim de promover uma reflexão sobre a forma como a Artes Visuais é vista e aplicada aos conteúdos. Podemos observar que o uso de imagem no nosso cotidiano pode ser muito importante para instigar diversos conhecimentos. Para tanto, o suporte teórico utilizado foram: Fernandes (2010), Azevedo (2007), Coleto (2010), Barbosa (1991; 2010; 2012), Foucault (2004) dentre outros. O ponto de partida da metodologia esteve pautado na pesquisa qualitativa arqueogenealógica que em suas etapas contemplaram leituras, fichamentos e compreensão teórica. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do município de Ariquemes. A coleta de dados se deu pela observação em sala, uma aula com as crianças e entrevista com a professora. Desta forma tentando obter maior conhecimento sobre a visão do professor quanto ao uso das Artes Visuais com seus alunos, e quanto à Artes Visuais tem o poder de transformar e desenvolver habilidades na vida dos indivíduos. Busquei entender como os professores trabalham no cotidiano escolar com as Artes Visuais e me deparei com profissionais da educação com pouca ou nenhuma formação para se trabalhar com Artes, mas estão de maneira bem rudimentar tentand o passar a cultura artística, com o uso de desenvolvimento e habilidades de expressão. Os resultados obtidos através da pesquisa mostram que ainda faltam melhores condições de aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das Artes Visuais nas escolas públicas, devido à falta de formação especifica para se trabalhar com artes de forma dinamizadora e de real significado na aprendizagem e vida de seus alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T15:32:22Z No. of bitstreams: 1 SILVA, J. G..pdf: 947679 bytes, checksum: c13c22bf042bbdbeed70f85b14afa24d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T18:52:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA, J. G..pdf: 947679 bytes, checksum: c13c22bf042bbdbeed70f85b14afa24d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-28T18:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, J. G..pdf: 947679 bytes, checksum: c13c22bf042bbdbeed70f85b14afa24d (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Arqueogenealogia | pt_BR |
dc.title | Artes visuais sob orientação pedagógica com crianças de cinco anos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, J. G..pdf | Artigo principal | 925,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.