Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2041
Título: Multiculturalismo na perspectiva da inclusão étnico-racial
Autor(es): 
Nishigawa, Bárbara Brenda de Oliveira
Palavras-chave: Multiculturalismo
Educação - étnico-racial
Data do documento: 2017
Citação: NISHIGAWA, B. B. O. Multiculturalismo na perspectiva da inclusão étnico-racial. 2017, 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: Apesar de não ter data precisa de origem, o Multiculturalismo nasce em meio a um embate de lutas raciais se pretendia a universalização de uma cultura dominante, desconsiderando a identidade das minorias no caso aqui citado os costumes e tradições da etnia negra. Com base na definição de Multiculturalismo crítico, McLaren (1997), defende que deve ser trabalhado de forma política nas escolas, buscando a extinção de qualquer forma de discriminação racial. A escola enquanto espaço de formação deve trabalhar na perspectiva de Educação multicultural, partindo da elaboração de um currículo que será o documento responsável por nortear as práticas pedagógicas dos professores, contemplando assim em sua estrutura o ensino da História da Cultura Africana garantido em lei e transmitindo aos alunos as heranças culturais desse povo, que estão muito presentes em nossa história, sejam nas músicas, culinárias, brincadeiras. Com isso, será possível desvincular essa seleção de conteúdos ocultos ainda presentes nos currículos, cabendo a instituição a obrigação de fornecer programas de formações continuadas para que os professores estejam aptos a trabalhar em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo: Analisar como está sendo trabalhado o Multiculturalismo na perspectiva da inclusão Étnico-Racial numa escola de Educação Infantil . Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, sendo esta dividida em duas fases, a primeira destinada à pesquisa bibliográfica e a segunda em uma pesquisa de campo. Na busca de dados que respondessem a indagação investigada foi ut ilizada uma entrevista semiestruturada. A pesquisa teve como sujeitos 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica e 3 professoras. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, tendo como lócus 1 Centro de Educação Infantil do Município de Ariquemes-RO. Pode comprovar-se com base nas respostas dadas pelas entrevistadas apenas um conhecimento superficial do termo multiculturalismo contrariando o que está imposto em Lei.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Ma. Mácia Ângela Patrícia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2041
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NISHIGAWA, B. B. O..pdfArtigo principal666,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.