Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Roger dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-28T18:56:36Z | - |
dc.date.available | 2017-12-28T18:56:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, R. S. A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO. 2017, 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Hugo Athanásios Fotopoulos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente vivencia-se uma reformulação na sociedade por virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), elas são responsáveis por mudanças no modo de viver, pensar, agir e se comunicar, notavelmente a estas transformações, diante disto urge-se a necessidade de uma nova forma de ver a instituição educativa. Nesta conjectura, a presente pesquisa teve como objetivo analisar em quais aspectos os professores têm possibilitado a inclusão das TICs no processo de ensino e aprendizagem. A problemática parte para entender em que medida os professores têm incluído em suas práticas pedagógicas as TICs? Diante deste questionamento, fez-se o reconhecimento do lócus da pesquisa, uma determinada escola pública urbana do município de Ariquemes/RO. Aplicou-se um questionário para os professores e outro para os alunos, sendo eles do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que metade dos professores fazem cursos de formação continuada voltada à área da tecnologia e utilizam nas suas práticas pedagógicas as TICs, todos afirmaram que as TICs são importantes para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno, no entanto, a maioria respondeu que a escola não possibilita incentivos para a utilização das novas tecnologias em sala de aula. Os dados que inferem aos alunos demonstraram que a maioria das atividades realizadas pelos mesmos no laboratório de informática são atividades escolares, o entanto, o laboratório de informática é pouco utilizado pelos professores. Destarte, no cenário e amostras investigadas evidenciam o uso limitado das TICs nas práticas pedagógicas dos professores, impossibilitando a inclusão digital de todos os alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T15:13:06Z No. of bitstreams: 1 LIMA, R. S..pdf: 978684 bytes, checksum: add35c535e588281601d8499d4bb5c2e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T18:56:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA, R. S..pdf: 978684 bytes, checksum: add35c535e588281601d8499d4bb5c2e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-28T18:56:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA, R. S..pdf: 978684 bytes, checksum: add35c535e588281601d8499d4bb5c2e (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, R. S..pdf | 782,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.