Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Roger dos Santos-
dc.date.accessioned2017-12-28T18:56:36Z-
dc.date.available2017-12-28T18:56:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, R. S. A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO. 2017, 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Hugo Athanásios Fotopoulos.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente vivencia-se uma reformulação na sociedade por virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), elas são responsáveis por mudanças no modo de viver, pensar, agir e se comunicar, notavelmente a estas transformações, diante disto urge-se a necessidade de uma nova forma de ver a instituição educativa. Nesta conjectura, a presente pesquisa teve como objetivo analisar em quais aspectos os professores têm possibilitado a inclusão das TICs no processo de ensino e aprendizagem. A problemática parte para entender em que medida os professores têm incluído em suas práticas pedagógicas as TICs? Diante deste questionamento, fez-se o reconhecimento do lócus da pesquisa, uma determinada escola pública urbana do município de Ariquemes/RO. Aplicou-se um questionário para os professores e outro para os alunos, sendo eles do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que metade dos professores fazem cursos de formação continuada voltada à área da tecnologia e utilizam nas suas práticas pedagógicas as TICs, todos afirmaram que as TICs são importantes para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno, no entanto, a maioria respondeu que a escola não possibilita incentivos para a utilização das novas tecnologias em sala de aula. Os dados que inferem aos alunos demonstraram que a maioria das atividades realizadas pelos mesmos no laboratório de informática são atividades escolares, o entanto, o laboratório de informática é pouco utilizado pelos professores. Destarte, no cenário e amostras investigadas evidenciam o uso limitado das TICs nas práticas pedagógicas dos professores, impossibilitando a inclusão digital de todos os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T15:13:06Z No. of bitstreams: 1 LIMA, R. S..pdf: 978684 bytes, checksum: add35c535e588281601d8499d4bb5c2e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T18:56:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA, R. S..pdf: 978684 bytes, checksum: add35c535e588281601d8499d4bb5c2e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-28T18:56:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA, R. S..pdf: 978684 bytes, checksum: add35c535e588281601d8499d4bb5c2e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.titleA prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, R. S..pdf782,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.