Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2050
Título: As organizações e a ética nas relações de trabalho: um estudo na rede de lojas Tropical no Estado de Rondônia
Autor(es): Soares, Andréia Rodrigues
Palavras-chave: Empresa
Ética empresarial
Código de ética
Responsabilidade social
Data do documento: 2017
Citação: SOARES, Andréia Rodrigues. As organizações e a ética nas relações de trabalho: um estudo na rede de lojas Tropical no Estado de Rondônia. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Os códigos de ética empresariais, cada vez mais, têm se tornado fonte de interesse das organizações que buscam um meio de influenciar o comportamento ético dos indivíduos. Este trabalho teve como objetivo geral analisar as práticas convencionadas nos códigos de conduta ética que têm contribuído para a melhoria das relações de trabalho na rede de Lojas Tropical. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com uso de um questionário semiestruturado. Foram pesquisados 12 funcionários, 5 (cinco) gestores e 7 (sete) colaboradores que fazem parte da rede de Lojas Tropical das cidades de Cacoal, Vilhena, Guajará Mirim, Porto Velho e Ji-paraná, no período de 11 de setembro até 6 de outubro de 2017. Com base nas respostas dos 12 respondentes aplicou-se para as questões fechadas a análise de frequência e moda, enquanto que para as questões abertas, utilizou-se a análise de conteúdo categórica. Identificou-se que os gerentes e colaboradores da organização pesquisada conhecem o código de ética instituído na empresa e percebem algumas vantagens na aplicação desse código como incentivar as denúncias, estimular o comprometimento dos funcionários, influenciar comportamentos éticos dentro e fora da empresa, auxiliar nas resoluções de conflitos, coibir os maus comportamentos e esclarecer aos indivíduos os deveres, obrigações e suas consequências. Os pesquisados acreditam que o código de ética tem contribuído nas relações de trabalho, como um meio de tornar as regras da empresa claras e objetivas, dessa forma definindo atitudes que consideram corretas e erradas e servindo de norte para bons comportamentos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2050
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIA RODRIGUES SOARES.pdf452,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador