Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2055
Título: Indicadores e índices de desenvolvimento sustentável do município de Guajará-Mirim(RO)
Autores: Costa, Gleimíra Batista da
Siena, Osmar
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável
Indicadores e Índices
Guajará-Mirim
Data de publicação: 2008
Citação: COSTA, Gleimíria. Indicadores e Índices de Desenvolvimento Sustentável do Município de Guajará-Mirim (RO). 103 fls. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – PGDRA, UNIR, Rondônia.
Resumo: O propósito deste trabalho foi avaliar o atual estágio de desenvolvimento do município de Guajará-Mirim (RO) na perspectiva da sustentabilidade, por meio da aplicação no âmbito municipal de duas metodologias conhecidas internacionalmente. As metodologias aplicadas foram desenvolvidas pela Comissão para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNCSD) e Método para Avaliação do Bem-Estar proposta por Prescott-Allen. Para tanto, discute-se as metodologias escolhidas, analisando suas características, identificando as dimensões ou temas, subtemas ou aspectos e indicadores considerados relevantes para avaliação, bem como as possibilidades de ponderações de dados. Os dados necessários para construção dos indicadores foram coletados, sempre que possível em banco de dados oficiais e no município foco do trabalho. Visando possibilitar a agregação e combinação dos dados, todos os valores dos indicadores foram transformados em escores de zero a cem, utilizando uma escala de desempenho, expressando os resultados na mesma unidade. Para utilização do Método de Avaliação do Bem–Estar, utilizou-se a relação de indicadores considerados essenciais e informações sobre as relevâncias para aspectos e dimensões identificados na literatura. Foram obtidos dados agregados ou índices: indicadores em aspectos; aspectos em dimensões; dimensões em subsistemas e destes em sistema. Em relação à aplicação da metodologia desenvolvida pela Nações Unidas, adotou-se como ponto de partida a lista de indicadores essenciais sugerida pelos formuladores do referido arcabouço. Neste caso, foram calculados índices para cada subtema, tema e um índice para sistema. De modo geral, a avaliação da sustentabilidade do desenvolvimento do município com base nas duas metodologias, apontou graves problemas em diferentes indicadores, aspectos, dimensões, subtemas e temas, como por exemplo, participação feminina no processo político, saneamento, nível de renda, condições de moradia, conhecimento e cultura, geração de resíduos, emprego, entre outros. Os resultados da avaliação, de acordo com as duas abordagens adotadas, embora apresentem pequenas diferenças, apontam que o município se encontra num estágio quase insustentável (provavelmente insustentável). Este resultado foi fortemente influenciado pelos aspectos ou subtemas ligados às áreas: pobreza e renda, valores e governabilidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – PGDRA da Fundação Universidade Federal de Rondônia Como Requisito para Obtenção do Grau de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr.Osmar Siena
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2055
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gleimíria.pdf740,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.