Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2056
Título: Estudos de biodegradação de constituintes químicos derivados de petróleo, presentes,porem diesel e gasolina, por consócios de microrganismos coletados no bairro nacional, Porto Velho-Ro
Autores: Luz, Cleber Calado
Reis, Mariza Gomes
Brucha, Gunther
Palavras-chave: Biodegração
Derivados de Petróleo
CG/MS
CG-FID
SPME
Data de publicação: 2009
Citação: Luz, Cleber Calado Estudos de biodegradação de constituintes químicos derivados de petróleo, presentes em diesel e gasolina, por consórcios de microrganismos coletados no bairro Nacional, Porto Velho-RO. Dissertação ( Mestrado ) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade Federal de Rondônia -UNIR, Porto Velho, 2009.
Resumo: Neste trabalho foi investigado o potencial de biodegradação de gasolina e diesel por um consórcio de microrganismos proveniente de amostras de água residuária coletada nas proximidades de uma distribuidora de combustíveis no bairro Nacional em Porto Velho – RO. Os experimentos foram realizados em laboratório com concentração inicial de 1000 ppm, monitorados por cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama ao longo de 15 e 21 dias para gasolina e diesel, respectivamente. Os cromatogramas obtidos foram investigados através de Análise por Componentes Principais, que revelou as tendências de degradação. Os componentes biodegradados e recalcitrantes foram identificados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. A partir deste consórcio foram isoladas 5 cepas que participaram da biodegradação do diesel, sendo todas identificadas como Acinetobacter Baumannii. Os resultados revelaram o desaparecimento dos componentes da gasolina e do diesel. A partir destas análises foi observado que o consórcio degrada inicialmente hidrocarbonetos lineares e posteriormente, compostos aromáticos alquilados. Os resultados obtidos indicam que este consórcio e o microrganismo isolado pode ser utilizado em processos de biodegradação de derivados de petróleo como diesel e gasolina pelo processo de bioaumento na região de Porto Velho - RO para recuperação de áreas impactadas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração em. Diagnóstico Ambiental e Biodiversidade, para obtenção do Título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.Orientadora: Dra. Mariza Gomes Reis Coorientador: Prof. Dr. Gunther Brucha
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2056
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cleber Calado Luz - (PGDRA-UNIR).pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.