Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2057
Título: Microcrédito: instrumento de políticas de desenvolvimento em Rondônia- O caso da Acrecid
Autores: Lima, Francisco José Rosa de
Borreno, Manuel Antonio Valdés
Palavras-chave: Microcrédito-desenvolvimento regional
Rondônia
Economia popular
Trabalho e renda
Data de publicação: 2007
Citação: Lima, Francisco José Rosa de Microcrédito: Instrumento de Política de Desenvolvimento em Rondônia- o Caso da ACRECID. Dissertação ( Mestrado ) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Porto Velho, 2007.
Resumo: Esta dissertação avaliou a eficácia do programa de microcrédito, como instrumento de desenvolvimento regional no Estado de Rondônia, mediante a análise do papel da Acrecid na geração de trabalho e renda, para as populações mais carentes de recursos. Para tanto, desenvolveu-se, inicialmente, uma revisão das abordagens sobre os principais conceitos de desenvolvimento econômico, na sua dimensão regional e local. Explorou-se o conceito de economia popular, objetivando caracterizá-la, bem como verificou, a partir dele, o grau de pobreza associados aos tomadores de microcrédito. Neste trabalho adaptou-se e utilizou-se metodologia proposta pelo Banco Mundial através do Programa Regional de Emprego para a América Latina e Caribe da OIT (PREALC) em que se propõe um conjunto de indicadores que permitem explicar e avaliar a eficiência do microcrédito. Os resultados do trabalho apontaram que a instituição proporciona desenvolvimento econômico local de forma modéstia porque fornece crédito aos microempreendedores informais, pouco contribuindo para a geração de novos empregos, somente permitindo aumento na renda do empreendedor. Entretanto, o programa não é massificado para a população mais carente de recursos. Nesse sentido, a Acrecid se torna atípica, pois ao oferecer crédito a diversos segmentos da sociedade, e não somente aos pobres, perde o caráter de microcrédito, passando a ter forma de agência de crédito.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Dr. Manuel Antonio Valdés Borrero
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2057
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microcrédito-Inst Pol Desenv RO - O caso Acrecid.pdf410,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.