Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2059
Título: Agricultura familiar: estudo de caso da política do Programa de Aquisição de Alimento- PAA em duas associações rurais no município de Rolim de Moura/RO
Autores: Mateus, Marcos Aparecido Atiles
Moret, Arthur de Souza
Palavras-chave: PAA
Agricultura familiar
Políticas públicas
AFAR
ADAGRIM
Data de publicação: 2015
Citação: MATEUS,Marcos Aparecido Atiles. Agricultura familiar: estudo de caso da política do Programa de Aquisição de Alimento- PAA em duas associações rurais no município de Rolim de Moura/RO. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 142f. Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta é uma pesquisa do tipo estudo de caso, no termos de Luke e André (1986), qualitativa, orientada pelo entendimento filosófico de método, que compreende o perguntar-se sobre determinado problema, e tem por objetivo estudar a aplicação das políticas públicas voltadas para a AF, tomando o PAA como uma ação em duas associações rurais de Rolim de Moura, a AFAR e a ADAGRIM, compreendendo como se dá a produção, comercialização dos produtos, identificando as dificuldades vivenciadas pelos agricultores bem como a relação que há entre o êxodo rural, associativismo e as referidas políticas. Para tanto, recorremos ao Programa Fome Zero e suas subdivisões em eixos articuladores, a um dos quais o PAA pertence, ou seja, ao eixo Fortalecimento da Agricultura Familiar, Geração de Renda e Articulação, mobilização e controle social, relacionando essa proposta de inserção social com o capitalismo. E como argumento de autoridade, recorremos, principalmente, a Harvey (2005), que analisa a relação entre capitalismo e trabalho assalariado, a Marx (2010), que pontua ser o capitalismo o responsável por retirar a população do campo e endereçá-la às cidades causando o descontrole urbano e instalando o colapso social e econômico. A coleta de dados ocorreu com o auxílio de formulário, dirigidos a 45 (quarenta e cinco) associados, sendo 18 (dezoito) da associação AFAR e 27 (vinte e sete) da Associação ADAGRIM. Para a tabulação dos dados, usamos o aplicativo Excel, gerando figuras e quadros dispostos ao longo do texto dissertativo. Os resultados esperados são o de que o PAA representa um suporte à economia familiar; possibilita exercer o planejamento da produção e contribui para o desenvolvimento de práticas agrícolas que podem ensinar o agricultor a gerir suas atividades de modo a estabelecer controle interno.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração em Políticas Públicas, para obtenção do Título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.Orientador: Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2059
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.