Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2067
Título: Variabilidade da Precipitação Horária em Porto Velho-RO e suas tendências anuais e sazonais.
Autores: Neto, Luiz Alves dos Santos
Palavras-chave: Precipitação Horária
Urbanização
Variabilidade anual
Variabilidade sazonal
Tendência Climática
Data de publicação: 2014
Citação: NETO, Luiz Alves dos Santos. Variabilidade da Precipitação Horária em Porto Velho-RO e suas tendências anuais e sazonais. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 71f. Porto Velho, 2014.
Resumo: A cidade de Porto Velho é a terceira maior capital da Região Norte atualmente graças aos ciclos de colonização na qual a cidade passou desde a sua fundação. Este inchaço populacional cíclico propiciou o crescimento e o desenvolvimento da capital de Rondônia, tornando-a uma das maiores cidades do sul da Amazônia. Porém, esta expansão urbana pode ter impactado diretamente no clima local. O objetivo deste trabalho é analisar a variabilidade temporal, tanto anual quanto sazonal, das precipitações horárias com volume igual ou superior a 0,2 mm e a 10 mm em Porto Velho entre 1998 e 2013, além de identificar possíveis tendências na quantidade de eventos precipitantes observados ao longo do período estudado. Foram utilizados dados de precipitação horária de duas estações meteorológicas próximas, cerca de 200 metros uma da outra, instalados dentro do perímetro urbano de Porto Velho. A análise foi feita de forma anual e também sazonal, separado por estações do ano para a quantidade média de eventos precipitantes, frequência relativa horária, volume médio horário e duração média dos eventos de precipitação. Foi observada uma média anual de 339 eventos de precipitação com volume horário superior a 0,2 mm e 49 eventos intensos, sendo que a maioria deles ocorre durante o Verão. A frequência relativa anual de todos os eventos precipitantes apresentou maiores frequências nas primeiras horas da manhã e à tarde, enquanto que dos eventos intensos as maiores frequências se concentravam apenas à tarde. Na frequência relativa sazonal de todos os eventos, o período da tarde foi preferencial em quase todas as estações, com a exceção do Verão, onde as chuvas ocorrem preferencialmente no fim da madrugada. Na frequência relativa sazonal das precipitações intensas, todas as estações do ano apresentam maiores frequências à tarde. Com relação ao volume horário médio anual, os maiores volumes ocorrem a tarde, assim como também, na análise sazonal, no Outono, no Inverno e no Verão. Apenas na Primavera as chuvas mais volumosas ocorrem, em média, à noite. A duração média anual de todos os eventos precipitantes é de 1,8 horas e que 86% dos eventos de precipitação tem menos de 3 horas de duração e os eventos mais duradouros ocorrem no Verão. Entre a duração média das chuvas intensas, 80% do total de chuvas intensas que caem ao longo do ano têm até 1 hora de duração. O mesmo percentual foi encontrado na análise sazonal, com exceção do Verão que teve o menor valor, devido a frequência de ocorrência de eventos intensos com duração maior do que 2 horas consecutivas ser bem superior as demais épocas do ano. A tendência anual e sazonal do total de eventos de precipitação brandas e intensas ao longo do período estudado aponta um decréscimo. No entanto, não foi possível identificar se esta diminuição no total de eventos precipitantes está relacionada ao crescimento urbano de Porto Velho ou a oscilações naturais do clima, devido ao curto período de dados disponíveis.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração em Desenvolvimento Sustentável e Diagnóstico Ambiental para obtenção do Título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.Orientador: Prof. Dr. Vanderlei Maniesi
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2067
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO final LUIZ ALVES 16 04 2014.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.