Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2071
Título: Avaliação de educação superior em duas instituições federais de ensino publico em porto velho/Ro: um estudo exploratório(2008-2013)
Autores: Silva, Elizangélica Fernandes da
Almeida, Fabrício Moraes de
Palavras-chave: Educação Superior
Avaliação
Políticas públicas
Desenvolvimento Regional.
Data de publicação: 2016
Citação: SILVA, Elizangéla Fernandes da. Avaliação de educação superior em duas instituições federais de ensino publico em porto velho/Ro: um estudo exploratório(2008-2013). Dissertação (Mestrado ) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) Fundação Federal de Rondônia-UNIR. 139 f. Porto Velho. 2016
Resumo: O estudo apresenta uma análise das condições de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O trabalho está subdividido em cinco partes: a primeira apresenta uma introdução, onde justificamos e informamos a questão da pesquisa, bem como seus objetivos; a segunda é dedicada ao referencial teórico; a terceira apresenta os procedimentos metodológicos, o campo de pesquisa e os instrumentos e processo de coleta, tratamento e organização dos dados; na quarta parte realizamos a discussão dos resultados; na quinta, concluímos o estudo. O objetivo específico é apresentar uma visão crítica e uma reflexão sobre teóricos e legislações que concernem ao tema, tendo em vista as metodologias empregadas e os resultados alcançados. A pesquisa se desenvolveu numa abordagem quali-quantitativa, como um estudo exploratório e descritivo. A coleta de dados se configura como pesquisa documental, explorada especialmente nos sítios eletrônicos do Ministério da Educação, bem como nos acervos da Unir e do IFRO. Partimos de um histórico e de um esclarecimento sobre as metodologias do Sinaes, passamos pelo levantamento do status dos cursos das duas instituições e chegamos à análise das condições do Sinaes, sob a perspectiva do desenvolvimento regional via formação em nível superior. Programas como o Paru e o PAIUB são abordados, assim como a condição do Enade enquanto sucessor do antigo “Provão”, no âmbito da educação superior. A Política Nacional de Desenvolvimento Regional e o Programa Amazônia Sustentável são referências para análise das implicações do Sinaes nos processos de avaliação. Os resultados e conclusões apontam que o Sinaes perdeu sua essência original e se transformou em um sistema centrado em classificação das IES e em uma ferramenta de controle estatal. Ele não consegue potencializar e ressaltar as características regionais, posto que utiliza, como principal ferramenta de avaliação, uma prova padronizada. Na Unir e no IFRO, tal como ocorre no restante do país, o Sinaes limita-se praticamente ao Enade. Não cumpre com o princípio de uma autoavaliação institucional que envolveria toda a comunidade acadêmica em torno da discussão da melhoria da qualidade do ensino superior.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração Desenvolvimento Sustentável e Diagnósticos Ambientais, para obtenção do Título de Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Professor orientador: Dr. Fabrício Moraes de Almeida
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2071
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE ELIZANGÉLA FERNANDES DA SILVA.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.