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dc.contributor.authorSilva, Elizangélica Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-03-06T20:02:27Z-
dc.date.available2018-03-06T20:02:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, E. F. da. Avaliação de educação superior em duas instituições federais de ensino publico em porto velho/Ro: um estudo exploratório(2008-2013). 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2071-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Fabrício Moraes de Almeida.pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresenta uma análise das condições de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O trabalho está subdividido em cinco partes: a primeira apresenta uma introdução, onde justificamos e informamos a questão da pesquisa, bem como seus objetivos; a segunda é dedicada ao referencial teórico; a terceira apresenta os procedimentos metodológicos, o campo de pesquisa e os instrumentos e processo de coleta, tratamento e organização dos dados; na quarta parte realizamos a discussão dos resultados; na quinta, concluímos o estudo. O objetivo específico é apresentar uma visão crítica e uma reflexão sobre teóricos e legislações que concernem ao tema, tendo em vista as metodologias empregadas e os resultados alcançados. A pesquisa se desenvolveu numa abordagem quali-quantitativa, como um estudo exploratório e descritivo. A coleta de dados se configura como pesquisa documental, explorada especialmente nos sítios eletrônicos do Ministério da Educação, bem como nos acervos da Unir e do IFRO. Partimos de um histórico e de um esclarecimento sobre as metodologias do Sinaes, passamos pelo levantamento do status dos cursos das duas instituições e chegamos à análise das condições do Sinaes, sob a perspectiva do desenvolvimento regional via formação em nível superior. Programas como o Paru e o PAIUB são abordados, assim como a condição do Enade enquanto sucessor do antigo “Provão”, no âmbito da educação superior. A Política Nacional de Desenvolvimento Regional e o Programa Amazônia Sustentável são referências para análise das implicações do Sinaes nos processos de avaliação. Os resultados e conclusões apontam que o Sinaes perdeu sua essência original e se transformou em um sistema centrado em classificação das IES e em uma ferramenta de controle estatal. Ele não consegue potencializar e ressaltar as características regionais, posto que utiliza, como principal ferramenta de avaliação, uma prova padronizada. Na Unir e no IFRO, tal como ocorre no restante do país, o Sinaes limita-se praticamente ao Enade. Não cumpre com o princípio de uma autoavaliação institucional que envolveria toda a comunidade acadêmica em torno da discussão da melhoria da qualidade do ensino superior.pt_BR
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dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regional.pt_BR
dc.titleAvaliação de educação superior em duas instituições federais de ensino publico em porto velho/Ro: um estudo exploratório(2008-2013)pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

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