Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2074
Título: Uso e cobertura do solo e a variabilidade do clima de Porto Velho - RO
Autores: Silva, Marcelo Joosé Gama da
Militão, Júlio Sancho Linhares Teixeira
Palavras-chave: Uso e cobertura do solo
variáveis meteorológicas e alterações climáticas.
Data de publicação: 2010
Citação: SILVA, Marcelo José Gama da.Uso e cobertura do solo e a variabilidade do clima de Porto Velho - RO. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 70f. Porto Velho, 2010.
Resumo: As mudanças do clima na região amazônica têm sido foco de discussões e estudo em diversas áreas de conhecimento. Vários estudos de avaliação do processo de uso e ocupação das terras da Amazônia e de Rondônia já foram publicados, mas ainda existem grandes lacunas a serem preenchidas, especialmente sobre a relação existente entre o uso da terra e as mudanças climáticas locais. Questões pertinentes a este tema podem ser levantadas, e esse trabalho tem com objetivo avaliar a influência das mudanças de uso e cobertura da terra sobre o clima da região de Porto Velho – RO. Foram analisadas as séries temporais das variáveis meteorológicas: temperatura do ar (média, máxima e mínima), umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica, do município de Porto Velho, referente ao período de 1945 a 2005. Para observar a influência das mudanças de uso e cobertura do solo foi avaliada a dinâmica de desflorestamento a partir das informações geradas pelo Programa de Cálculo de Desflorestamento da Amazônia do INPE, referente ao período de 1988 a 2006 para os estados de Rondônia e Amazonas além de dados de desmatamento em Rondônia produzidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), referentes ao período de 2000 a 2007. As análises realizadas mostraram que a área de estudo apresentou uma dinâmica de desmatamento com incrementos inferiores ao mensurado no estado de Rondônia e superiores ao do estado do Amazonas e da Amazônia Legal. A temperatura média do ar apresentou uma tendência ligeiramente crescente no período antes do processo de colonização da região (1945 a 1970), quando comparado com os dados do período de colonização (1971 a 1945). Para as temperaturas médias máxima e mínima do ar evidenciou-se uma maior alteração no período de colonização (1971 a 2005), quando comparado ao período précolonização (1945 a 1970), com aumento da temperatura média máxima do ar e redução da temperatura média mínima do ar, demonstrando um aumento na amplitude térmica. A umidade relativa do ar apresentou uma tendência de redução no período de analise (1945 a 2005), sendo bem mais evidenciado no período de colonização (1971 a 2005), principalmente após a década de 80. Os resultados observados para o período de colonização (1945 a 2005) corroboram com os estudos de simulação climática sobre possíveis impactos do desmatamento no clima da Amazônia. Porém, as informações disponíveis e os testes estatísticos aplicados não foram suficientes para comprovar que ocorreram alterações climáticas significativas na região.
Descrição: Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Núcleo de Ciências e Tecnologia (NCT), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR), Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, 2010. Orientador: Prof. Dr. Júlio Sancho Linhares Teixeira Militão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2074
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação SILVA.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.