Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2087
Título: Dinâmica geo ambiental da floresta do jamari e seu entorno: um estudo de caso com aplicação da geotecnologia
Autor(es): Dall'igna, Fernando
Palavras-chave: Floresta Nacional do Jamari
Geotecnologia
Vulnerabilidade Natural à Erosão
Data do documento: 2015
Citação: DALL'IGNA, F. Dinâmica geo ambiental da floresta do jamari e seu entorno: um estudo de caso com aplicação da geotecnologia. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A Floresta Nacional do Jamari possui uma característica diferenciada por se tratar de uma unidade de conservação com a utilização sustentável de seus recursos através de manejos florestais. A geotecnologia proporcionou a análise através de cartas imagem de seu histórico de ocupação mostrando que a área da Flona do Jamari até 1997 apresentou cerca de 90% de seu desmatamento (6.761 ha) associados à atividade de mineração de cassiterita e os outros 10% (736 ha), até 2014, também associados à atividade de mineração. O estudo da análise de vulnerabilidade natural à erosão da Floresta Nacional do Jamari e seu entorno foi realizado por meio de técnicas de geotecnologia com ajustes e validação de dados de campos. O método geotecnológico utilizado para geração dos dados foi o de Crepani et al. (2001) que visa elaboração de mapas da vulnerabilidade natural à erosão fundamentada no conceito de Ecodinâmica de Tricart (1977), definindo a relação entre os processos de morfogênese e pedogênese. Os dados da pesquisa revelaram que na área de estudo a característica ambiental predominante é classificada como moderadamente estável, porém existem atividades de produção agrícola e/ou pecuária em seu entorno que podem aumentar a fragilidade ambiental
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Vanderlei Maniesi.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2087
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Fernando_Dall_Igna.pdf41,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.