Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2089
Título: Biofertilizante de origem bovina: caracterização sanitária, química, física-química e a agronômica em cultura de alface
Autor(es): Sousa, Lucinara Camargo Araújo
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Biodigestor anaeróbico
Lectuca sativa L
Data do documento: 2016
Citação: SOUZA, L. C. A. Biofertilizante de origem bovina: caracterização sanitária, química, física-química e a agronômica em cultura de alface. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi caracterizar o biofertilizante à base de esterco bovino produzido em meio anaeróbico através de análises bacteriológicas, parasitológicas, químicas, física, físico-químicas com testes agronômicos na Alface tipo americana variedade Kaiser (Lactuca sativa L.). O biodigestor é um modelo elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Energia Renovável Sustentável - GPERS. O experimento foi conduzido no município de Porto Velho, estado de Rondônia. Os resultados revelaram que o biodigestor apresentou fragilidade quanto ao tipo de vedação. O biofertilizante foi caracterizado como tendo baixa fertilidade quando comparado com biofertilizantes à base de lodo de esgoto. Já quando comparado à biofertilizantes também à base de esterco bovino, esta na média. Os parâmetros físicos e físico-químico também se encontram na média. Quanto à composição química de metais pesados, estão dentro padrões exigidos pela legislação vigente. Os tratamentos com 2,4 e 6 litros por m2 estimularam o desenvolvimento da Alface com relação à testemunha. No entanto não diferenciam estatisticamente entre si de forma drástica. Neste caso é recomendado o uso de doses maiores, desde que sejam testados especificamente para cada cultivo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2089
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUCINARA SOUZA.pdf24,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.