Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2092
Título: Estatística não paramétrica aplicada a evapotranspiração de referência em uma área de pastagem no sudoeste da amazônia
Autor(es): Sonsin, Luis Falqueto
Palavras-chave: evapotranspiração de referência (ETo)
Análises estatísticas descritivas
Teste de Wilcoxon
Teste de Mann-Kendall
Data do documento: 2017
Citação: SONSIN, Luis Falqueto. Estatística não paramétrica aplicada a evapotranspiração de referência em uma área de pastagem no sudoeste da amazônia. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná 2017
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar a caracterização da evapotranspiração de referência (ETo) em que, foram utilizados os dados da estação automática de Cacoal/RO fornecidos pelo INMET. Os dados são referentes aos anos de 2009 a 2016. Foram realizados aproveitamento de dados para determinação dos meses utilizados nas análises, estatísticas descritivas para caracterização dos dados, aplicação do teste de Shapiro-Wilk para a verificação da normalidade dos dados. Através do teste de Wilcoxon verificou se existe diferença entre os períodos seco e chuvoso, realizou-se também o teste de Mann-Kendall para testar se existe tendência na série de dados. Todos os testes realizados neste trabalho foram feitos a um nível de significância de 5%. No período estudado a ETo obteve uma média de 7,07 mm ao mês, variando de 4,23 mm a 13,11 mm, a variabilidade dos dados torna-se maior na época da seca. O teste de Shapiro-Wilk mostrou que não existe normalidade nos valores de ETo. De acordo com o teste de Mann- Kendall os valores de ETo não possuem tendência. Ao comparar as estações seca e chuvosa, concluiu-se que não existe diferença significativa entre elas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2092
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Falqueto Sonsin.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Luis Falqueto Sonsin1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.