Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/21
Título: Desoneração fiscal: vantagens, desvantagens e desafios para a atividade empresarial na área de livre comércio de Guajará-Mirim, Rondônia.
Autor(es): Silva, Sergio Manoel Soares
Palavras-chave: Desoneração fiscal
Atividade empresarial
Guajará-Mirim
Livre comércio
Data do documento: 18-Fev-2014
Resumo: Os incentivos tributários estão previstos na legislação brasileira como forma de estímulo para o desenvolvimento de uma região e poderá ser concedido através de parcerias entre as iniciativas públicas e privadas na contribuição para o desenvolvimento, intelectual, cultural e econômico do País. A presente pesquisa teve por objetivo, identificar a percepção dos empresários acerca das vantagens, desvantagens e desafios enfrentados na Área de Livre Comércio (ALC) de Guajará-Mirim, Rondônia e as formas de tratamento fiscal previstas na legislação pertinente para este fim. Dentre os resultados, o estudo evidenciou que a concessão do benefício da desoneração fiscal e a redução da carga tributária foi o principal motivo para as empresas se instalarem na ALC. A pesquisa de campo abrangeu 62 empresários ligados diretamente à Associação Comercial e industrial de Guajará Mirim (ACISGM). Entre as desvantagens apontadas pela pesquisa está à falta de políticas públicas de infraestrutura logística para a região e para o escoamento da produção, a falta de qualificação profissional para o comércio e serviços e ações que incentivem a cultura e o turismo no Município.
Descrição: Artigo apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso na disciplina de artigo em Ciências Contábeis/Controladoria sob a orientação do Professor Ms. Charles Carminati de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/21
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO VERSÃO FINAL.pdf749,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador