Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2101
Título: Lugares de transgressão em He, She and it, de Marge Piercy
Autor(es): Gomes, Nayara Macena
Palavras-chave: Transgressão
Gênero
Espaço
Utopia
Data do documento: 2015
Citação: GOMES, N. M. Lugares de transgressão em he, she it, de Marge Piercy. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de Sargisson (1996) sobre o conceito de transgressão, tem como objetivo geral analisar as imagens e representações do corpo, de gênero e dos espaços tecidos pela narrativa de Marge Piercy (1993) – He, She and It. Especificamente, este trabalho objetiva oferecer uma leitura crítica do romance sob o prisma dos estudos de gênero a partir de temas que estruturam a narrativa e ajudam a produzir o universo ficcional da obra. Salientamos o ponto de vista de enunciação como direcionador da elaboração de realidades originais e da percepção acerca dos conceitos de ficção científica – FC e utopia. De cunho bibliográfico, o trabalho foi tecido com excertos escolhidos conforme o foco de cada capítulo, bem como material teórico sobre os temas relacionados e fortuna crítica relevante. Finalmente, propomos que o texto de Piercy (1993) parece oferecer espaços alternativos de expressão, calcados em um pensamento relacional e outros entendimentos acerca da relação entre literatura e utopia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Miguel Nenevé
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2101
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO NAYARA GOMES.pdf914,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.