Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2180
Título: História e curiosidades dos números PI, número de Ouro e do número de Euler
Autor(es): Alexandro Vicente, Dutra
Palavras-chave: Número PI
Número Ouro
Número de Euler
Data do documento: 2017
Citação: DUTRA, Alexandro Vicente. História e curiosidades dos números PI, número de Ouro e do número de Euler. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática)– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por propósito realizar um estudo bibliográfico e qualitativo referente aos fatos históricos na construção de conceitos matemáticos relacionados a alguns números irracionais que são muito utilizados na Matemática. A escolha por estudar esses fatos históricos se deve ao fato de a maior parte dos conhecimentos matemáticos existentes atualmente terem sido desenvolvidos por vários matemáticos e em momentos distintos da história da humanidade, sendo que muitas das vezes estes matemáticos investigaram o mesmo objeto em diferentes localidades. A presente pesquisa, de conclusão de curso, pautou-se num estudo de caráter bibliográfico a respeito dos números PI (π), número de ouro (��) e o número de Euler (e). A fim de facilitar o entendimento também foi colocado em pauta um breve estudo referente ao conjunto dos números reais e sequências e séries dos números reais, mencionado as propriedades, definições, algumas aplicações e exemplos. O principal objetivo deste trabalho é apresentar os principais fatores históricos, as definições e propriedades relacionadas aos números irracionais π, Ф e e. Além disso, mostrar pelo menos um método para as aproximações desses números. Esses números são inseridos muitas vezes em livros ou nas aulas dos professores de Matemática sem nenhuma contextualização histórica, mas neste trabalho foi possível constatar que eles foram estudados por diversos matemáticos no decorrer do tempo e, por isso, existem atualmente muitas curiosidades e propriedades a respeito deles. Além disso, observa-se que existem diferentes maneiras de se encontrar aproximações para esses números irracionais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Matemática
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2180
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALEXANDRO_APÓS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS-21_12_17.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Alexandro Vicente Dutra896,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.