Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/219
Título: Análise da importância das estratégias socioambientais em cooperativa de produtores rurais no município de Ji-Paraná - RO, na perspectiva do desenvolvimento sustentável
Autor(es): Franco, Francimary Almeida
Palavras-chave: Sustentabilidade
Cooperativismo sustentável
Vantagem competitiva
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: FRANCO, Francimary Almeida. Análise da importância das estratégias socioambientais em cooperativa de produtores rurais no município de Ji-Paraná - RO, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. 2011. 38 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: As empresas motivadas por pressões legais ou mercadológicas vêm se estruturando para a incorporação de projetos sociais e ambientais que promovam a qualidade de vida das pessoas do entorno social ao qual estão inseridas, tornando a inclusão da variável socioambiental no desenvolvimento de estratégias, um imperativo de gestão para empresas que pretendem se manter competitivas. Nesse sentido, a pesquisa objetivou analisar as estratégias socioambientais utilizadas em cooperativa de produtores rurais no município de Ji-Paraná – RO, para agregar valor aos produtos, obter vantagem competitiva e que contribuem para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011, utilizando o método dedutivo, e de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, de objetivos descritivos e exploratórios, o estudo de caso na empresa COOCARAM – Cooperativa de Produtores Rurais para Ajuda Mútua. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados a análise documental da empresa e questionários estruturados aplicados em amostra de 5,38% dos cooperados e entrevista ao gerente da empresa. Demonstraram-se positivos os resultados obtidos quanto a abordagem social e ambiental do empreendimento, tanto para os cooperados quanto a comunidade e o meio ambiente. Entretanto, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, que é apoiado no tripé da sustentabilidade empresarial, por motivos operacionais a dimensão econômica foi insatisfatória no período analisado.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Cacoal como requisito parcial para obtenção de título em bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação da Profª. Esp. Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/219
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIMARY ALMEIDA FRANCO - ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS SOCIOAMBIENTAIS EM COOPERATIVA.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador