Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2198
Título: Presença formal e informal de estratégia na gestão das micros e pequenas empresas do ramo comercial de material de construção
Autor(es): Chiecco Filho, Mauricio
Palavras-chave: Planejamento
Estratégia
Percepção
Empreendimento
Rondônia
Data do documento: 2011
Citação: CHIECCO FILHO, M. Presença formal e informal de estratégia na gestão das micros e pequenas empresas do ramo comercial de material de construção. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: Atualmente as micro e pequenas empresas apresentam expressivos dados econômicos e alta proporção participativa no cenário organizacional brasileiro. Diante de aspectos tão relevantes, faz-se necessário um constante direcionamento de estudos acerca de organizações deste porte. Quando visualizadas sob o prisma da estratégia, mesmo com quantidade abundante de bibliografias existentes, as micro e pequenas empresas não são o principal foco das averiguações. O objetivo desta pesquisa foi identificar a presença formal e informal de empreendimento estratégico na rotina gerencial de micro e pequenas empresas do ramo do comércio varejista de materiais de construção em Porto Velho. Tal proposta foi instigada pela percepção de baixo índice de empreendimento estratégico formalizado na referida classe, que vive um momento de forte ascensão em função de atuais investimentos econômicos direcionados ao estado de Rondônia. Em alinhamento a este objetivo, pretendeu-se também identificar proximidades entre as características das escolas do pensamento estratégico e a realidade das empresas alvo do estudo. Para desenvolvimento das bases de conhecimento para a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico de autores e obras consagradas acerca da estratégia empresarial, bem como de pesquisadores e estrategistas com publicações nacionais. Utilizando-se de métodos estatísticos, constituiu-se uma amostra estratificada de empresas por zonas geográficas na área urbana do distrito sede do município de Porto Velho. Os gestores das organizações selecionadas foram abordados e responderam, na presença do pesquisador, a um questionário formulado de acordo com conceitos estratégicos sustentados pela Metodologia Base da Gestão Estratégica Competitiva (Lobato et al, 2009). Após tratamento dos dados, concluiu-se como positiva a presença formal e informal de estratégia na gestão de micro e pequenas empresas do ramo do comércio varejista de materiais de construção em Porto Velho, com grau de presença informal percebido em 57,9% dos itens analisados, e grau de presença formal percebido em 5,3% dos itens analisados. Constatou-se, ainda, que das 10 (dez) escolas de pensamento estratégico apresentadas por Mintzberg (2000), pode-se estabelecer relevante proximidade da realidade das empresas estudadas com 07 (sete) destas, sendo a escola do design, escola empreendedora, escola do aprendizado, escola do poder, escola ambiental, escola cognitiva e escola cultural. Os achados da pesquisa orientam para o fortalecimento e desenvolvimento de empreendimento estratégico através de agentes motivadores, que possuam condições de gerir a aplicação de conhecimento ao referido grupo, elevando, desta forma, a capacidade para atingimento dos objetivos empresariais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. José Moreira da Silva Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2198
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MAURICIO FILHO.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.