Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2216
Título: Á memoria dos esquecidos: história e produção do MEIPE
Autor(es): Sanches, Maria Elizabete
Palavras-chave: Cânone
História
Movimento Independente
Poesia
Data do documento: 2015
Citação: SANCHES, M. E. Á memoria dos esquecidos: história e produção do MEIPE. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2015.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a história e a produção poética do Movimento dos Escritores Independentes de Pernambuco. O início do Movimento, seus eventos de caráter regional e nacional, sua prática de retomada da oralidade, seus simultâneos processos de produção e divulgação da poesia, sua forte relação com a arte popular do Nordeste, serão motivos de investigação. Sabemos que a literatura pósmoderna é herdeira dos diversos procedimentos estilísticos apresentados pelos escritores das famosas Vanguardas Europeias e que a relação entre linguagem e espaço tem se tornado frequente em nossa literatura desde antes do Modernismo. Neste sentido, vamos, a partir do estudo das obras de Francisco Espinhara, Eduardo Martins, Cida Pedrosa, Hector Pellizzi, Fátima Ferreira, Wilson Freire e Marcelo Mário de Melo, investigar como estes autores contribuíram para desmantelar a crença fiel de que literatura é composta apenas de obras canônicas. Qual o traço estilístico-formal comum a esses autores que se reveste como uma teia, onde diversos procedimentos rumam em direção à espacialidade e à contemplação da paisagem urbana e de que maneira a produção destas obras afrontam os esquemas oficiais de divulgação e distribuição dessas obras. Partimos do levantamento dos fatos históricos e culturais em direção ao estudo das obras poéticas dos que formaram o grupo original em Pernambuco para, posteriormente, agregarmos outros autores que se incorporaram às ideias dos Independentes com o objetivo de, ao final, formar um grande painel histórico e artístico da época, resgatando-lhes à memória dos esquecidos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof. Dr. Miguel Nenevê.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2216
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARIA SANCHES.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.