Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2232
Título: Gênero, violência e politica de Desenvolvimento: aplicação da lei Maria da Penha em Porto Velho
Autor(es): Onofre, Mariangela Aloise
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Lei Maria da Penha
Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Data do documento: 2009
Citação: ONOFRE, M. A. Gênero, violência e politica de Desenvolvimento: aplicação da lei Maria da Penha em Porto Velho. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2009.
Resumo: Este estudo insere a perspectiva de gênero nas discussões sobre o Desenvolvimento Regional e tem por objetivo o levantamento de informações sobre a implantação e andamento dos serviços de atendimento previstos pela Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) no município de Porto Velho. As bases teóricas abrangem as discussões sobre desenvolvimento sustentável, indicadores de desenvolvimento relacionados a gênero e aspectos sócio psicológicos da violência intrafamiliar. Foi realizado o mapeamento das instituições públicas que atendem a clientela de homens e mulheres em situação de violência familiar, com objetivo de analisar os serviços implantados pelo poder público no município de Porto Velho, de forma a efetivar a referida lei. Conclui que os dados encontrados na Delegacia da Mulher confirmam os dados estatísticos de outros municípios brasileiros, vinculando a violência de gênero à situação de pobreza e falta de perspectivas de melhoria social. Os serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher encontram-se todos em fase de implantação, sendo necessário capacitar os profissionais envolvidos na rede de enfrentamento à violência contra mulher, de forma a desconstruir as noções de senso comum e adotar base cientifica para as intervenções sociais realizadas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Arneide Bandeira Cemin.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2232
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARIANGELA A. ONOFRE.pdf486,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.